Ações que alavancaram o turismo da Costa Rica são apresentadas no Fórum

Em 30 anos, a Costa Rica se reinventou. Do turismo de contemplação, baseado nas belezas locais, ao turismo de experiência que exalta o estilo de vida local, a cultura e suas comunidades, o PIB (Produto Interno Bruto) da atividade ultrapassou o das culturas tradicionais de café, banana, açúcar e abacaxi. Com a implementação de políticas públicas voltadas ao fomento do setor, esse pequeno país da América Central transformou a atividade turística no principal motor de sua economia. Para conhecer como se deu a evolução do turismo na Costa Rica, a Câmara de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum de Desenvolvimento do Rio recebeu nesta quinta (26/10) a professora Meylin Alvarado, da Escola de Ciências Geográficas da Universidade Nacional da Costa Rica (UNA).

“O turismo na Costa Rica cresceu a partir da década de 1980. Em 30 anos, passamos de um local de praia para um turismo sustentável no início dos anos 2000 até chegar em um turismo de experiência, nos adequando à demanda internacional”, explicou Meylin, que destacou a parceria entre governo, universidades e a comunidade local como um dos principais fatores de sucesso das ações de fomento ao turismo.

A Costa Rica é um pouco maior do que o Espírito Santo, um dos menores estados do Brasil, e detém cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta, com 30% de seu território instituído como área de preservação ambiental, e soube tirar proveito disso. Segundo a professora, que está no Rio para concluir um doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), um dos produtos do convênio com a academia permitiu o desenvolvimento de programas voltados ao turismo rural comunitário. Foram desenhados produtos turísticos que trabalham a identidade local e a sustentabilidade, por meio da cultura, gastronomia e artesanato. Como parte das estratégias, a população rural foi capacitada para ter a atividade turística como uma segunda fonte de renda.

O resultado das ações do governo pode ser comprovado em números. Em 2016, o setor turístico movimentou mais de US$ 3,5 milhões contra pouco menos de US$ 2 milhões em 2006. Também nos últimos 10 anos, o número de turistas saltou de dois para 3 milhões, sendo os americanos os que mais visitam a Costa Rica, seguidos pelos vizinhos da América Central e europeus.

Segundo Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, essa foi uma grande oportunidade de trazer conhecimento para o os membros da Câmara, contribuindo para a troca de experiências e para o debate.

“O estado do Rio tem um território muito diverso, onde o turismo rural também vem crescendo. Poder aliar a este crescimento o foco no turismo de experiência, que é base da atividade na Costa Rica, é muito interessante e pode inspirar nossos gestores. Hoje a gente pôde viajar um pouco e conhecer essa experiência na América Central, em que o turismo ganhou, com ações estruturadas, uma participação tão grande na economia local contribuindo para mudar a realidade dos produtores rurais”, concluiu Geiza.

O próximo encontro da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes será realizado no dia 9 de novembro, no Plenário da Alerj. Na ocasião será lançado o Caderno de Cultura do Estado, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Fórum. O estudo aponta as vocações culturais de cada município fluminense, que poderão ser utilizadas no incentivo à preservação e ao desenvolvimento cultural e econômico de cada região. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar basta encaminhar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome, instituição em que atua e telefone de contato.

Veja a apresentação da professora aqui e o vídeo sobre turismo de experiencia na Costa Rica aqui.

A reunião também foi pauta de reportagem na TV Alerj. Assista aqui!