Diagnóstico dos esportes na Região Serrana é apresentado em reunião do Fórum

O mapeamento das vocações esportivas de municípios da Região Serrana foi apresentado nesta quarta (24/05) durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ). O diagnóstico é produto do Lidera Rio nos Esportes, projeto do Sebrae em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e a Secretaria de Estado de Esportes e resultou na criação de um calendário esportivo regional. O projeto Lidera Rio nos Esportes teve como objetivo capacitar gestores públicos, profissionais e empreendedores a enxergar o esporte como uma ferramenta para alavancar negócios locais.

A visão sistêmica e a interação entre os municípios foram importantes legados deixados pelo programa. Já o documento detalha os espaços esportivos, as entidades e secretarias de esporte, as práticas esportivas, os eventos, além de dados demográficos os seguintes municípios: Bom Jardim, Cachoeiro de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Morais.

Segundo José Augusto Theodoro, da Prodesporte, responsável pela apresentação, todos esses municípios tiveram ao menos um evento esportivo no calendário criado, num total de 21. O critério utilizado na escolha do evento foi o fato de ele ser realizado há pelo menos três anos.

“O grupo que trabalhou junto ao Sebrae chegou a conclusão de que não bastava apenas de agrupar os eventos, precisávamos antes de tudo fazer um levantamento de tudo o que a região podia oferecer de forma a atrair mais participantes e mais eventos. Esse trabalho durou cerca de um ano e envolveu dois representantes de cada um dos 12 municípios”, explicou José Augusto, que ainda destacou que apenas dois dos 21 eventos esportivos foram organizados pelo poder público.

“A ideia foi divulgar a metodologia utilizada na criação desse documento para pensarmos em expandir essa experiência de articulação entre os municípios na busca por um calendário integrado, para não ficarmos restritos a realização de eventos esportivos e turísticos na  capital”, disse Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Acesse aqui a apresentação do Diagnóstico dos Esportes da Região Serrana