Legado olímpico será discutido pelo meio acadêmico

Pensar os impactos dos Jogos Olímpicos e seu legado junto das universidades é a proposta do Fórum Olímpico 2017, que será realizado nos dias 4 e 5 de agosto na Universidade Santa Úrsula. Promovido pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, quando se comemora um ano da realização das Olimpíadas Rio 2016, o objetivo é envolver as instituições e sociedade na preservação do conhecimento, da gestão e também das instalações deixadas pelo evento.

“A adesão da população às Olimpíadas foi excepcional, transformando esse em um grande momento do esporte e do país. Também ganhamos uma nova cidade e novos meios de transportes que precisam ser guardados como uma grande vitória da população. Porém, passados alguns meses, a nossa preocupação sobre o legado aumenta porque estamos correndo o risco de perder esses avanços”, explicou Lamartine da Costa, professor da UERJ e também membro do Comitê Olímpico Internacional.

Segundo ele, o Fórum Olímpico 2017 foi criado para ser um momento de avaliação e também de criar soluções. “Precisamos mais uma vez identificar o legado e dar encaminhamento a essas questões para termos uma cidade e um estado melhores”, disse Lamartine. O professor participou da reunião da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes por videoconferência e falou sobre a importância da participação do Fórum de Desenvolvimento do Rio no Fórum Olímpico 2017 (assista ao vídeo).

Para o coordenador-geral do Fórum Olímpico, Carlos Henrique Ribeiro, o evento é uma oportunidade de avaliar os impactos dos Jogos no estado e no país junto aos pesquisadores na vida da população e não só sobre as instalações.Um dos exemplos citados por Carlos Henrique foi em relação as assessorias esportivas que ocupam toda a orla da cidade. “Precisamos entender melhor esse empreendedorismo que ainda é invisível ao poder público, mas tem impactos econômicos”. O professor da Faculdade Helio Alonso, José Vicente Ambrósio, reforçou a necessidade de se pensar a cadeia do esporte de forma mais estruturada. “Ainda temos uma falta de cultura esportiva no país, que deve ser discutida nas escolas. Vivemos uma monocultura do futebol, tudo ainda gira em torno disso. Precisamos pensar na cadeia produtiva do esporte”, afirmou.

Durante o “Fórum Olímpico 2017 - Rio à Tóquio: Novas Oportunidades e Pesquisas" haverá apresentação de trabalhos e debates voltados a preservar ou recriar os legados dos megaeventos de 2016, com temas voltados para pesquisa e desenvolvimento, educação física e esporte, além dos ensinamentos que podem ser levados para Tóquio 2020. O Fórum Olímpico 2017 é gratuito e para participar basta enviar um e-mail até o dia 21 de julho para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome, nacionalidade e instituição. Já a inscrição de trabalhos pode ser feita até o dia 30 de junho. Para outras informações, acesse o site: http://forumolimpico2017.wixsite.com/forumolimpico2017

A próxima reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes será realizada no dia 25 de maio.“Essa câmara vem discutindo a importância de traçar um calendário pós-olímpico para potencializar a visibilidade que tivemos com os Jogos Olímpicos. Vamos reunir os atores para levantar as informações do que já está sendo desenhado em termos de eventos esportivos e culturais, movimentando também o turismo”, finalizou Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Assista à matéria da TV Alerj: Legado Olímpico será discutido pelo meio acadêmico