Rede Save Food Brasil: uma iniciativa contra o desperdício de alimentos

Cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados ou perdidos, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).

Essa quantidade seria suficiente para satisfazer as necessidades alimentares do planeta. Diante desse cenário, foi lançada, em novembro do ano passado, a Rede Save Food Brasil, reunindo cerca de sessenta atores governamentais e não-governamentais, que atuam na cadeia de alimentos, para buscar soluções para a redução das perdas e desperdícios no país.

O Programa Save Food Brasil nasceu a partir do “Comitê Nacional para a Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos”, com o apoio da representação nacional da FAO/ONU. Sendo criado para sensibilizar e conscientizar a sociedade, visando buscar soluções contra o desperdício em toda a cadeia de alimentos. 

 

OBJETIVOS

  • Formar uma rede nacional de especialistas, atuantes e interessados no tema “redução de perdas e desperdícios de alimentos”;

  • Estimular e facilitar o diálogo intersetorial, disseminando as melhores práticas e processos de inovação na área;

  • Informar a rede sobre conteúdos, notícias e eventos relevantes;

  • Sensibilizar a sociedade, visando uma maior conscientização sobre o tema.

 

META

  • Até 2030, reduzir à metade o desperdício mundial de alimentos per capita nas vendas do varejo e consumo, e reduzir as perdas de alimentos nas cadeias de produção e distribuição, incluindo as perdas antes da colheita.

“Quando buscamos um mundo livre de pobreza, fome e desnutrição precisamos trabalhar para modificar os sistemas agroalimentares, a fim de reduzir as perdas e os desperdícios de alimentos(…) É uma questão de justiça social.” - Tania Santivanez – FAO/ONU América Latina

As estimativas de crescimento demográfico indicam que, em 2050, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas. Para abastecer o planeta seria preciso aumentar a oferta de alimentos em cerca de 50% ou 60%. Para o professor Walter Belik, da Universidade de Campinas, “Não há condições ambientais para se produzir tanto, o planeta está no limite. A solução então é trabalhar para combater perdas e desperdícios de alimentos, por meio da sinergia, cooperação e comunicação, como pretende a Save Food Brasil”.

 

Rede Save Food Brasil

A rede brasileira é uma iniciativa de empresas, instituições governamentais e da sociedade civil, que conta com o apoio institucional da FAO/ONU e tem como objetivo envolver atores interessados em disseminar as melhores práticas, experiências e processos de inovação para a redução de perdas e desperdícios de alimentos no país. A Rede Save Food Brasil pretende atuar em agendas regionais e nacionais com base em três pilares estratégicos, ligados à governança (alianças institucionais, políticas públicas), comunicação (sensibilização, informação) e tecnologia (pesquisa, inovação).

A Sociedade Nacional de Agricultura – SNA foi convidada a fazer parte do programa.

 

Embrapa

A equipe de pós-colheita da Embrapa Agroindústria de Alimentos desenvolve, há mais de vinte anos, pesquisas de capacitação para reduzir as perdas de alimentos no campo.

“Acompanho esse problema há anos e observo que, em muitos casos, algumas adequações técnicas, capacitação dos agentes envolvidos e transferência de tecnologias e conhecimentos podem trazer grandes resultados. Tudo começa, contudo, com a educação das novas gerações para gerar uma conscientização sobre a utilização racional dos recursos naturais do planeta, como água e alimentos.” -  Antonio Gomes – Pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Atualmente, a questão das perdas e desperdícios de alimentos ganhou ainda mais destaque para a empresa. “Esse tema representa uma das prioridades de gestão da nossa Unidade, estando ligada ao plano estratégico da Embrapa de longo prazo em prol da sustentabilidade”, afirma a chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Lourdes Cabral, presente no evento de lançamento da Rede Save Food Brasil.

Para saber mais basta acessar o site oficial da Rede Save Food Brasil.

 

Fonte: Embrapa

Imagens: savefoodbrasil.org

 

Leia mais:

Iniciativas para reduzir a produção de lixo são discutidas na Alerj

Programa de educação financeira da Alerj alerta para o consumo consciente e desperdício zero

Presidente da SNA defende legislação mais eficaz para evitar desperdício de alimentos