Programa de educação financeira da Alerj alerta para o consumo consciente e desperdício zero

“Tudo é matéria-prima, só vira lixo aquilo que tem descarte inadequado, gerando despesa e poluição. Só é lixo depois da sua atitude e decisão”, alertou Edson Freitas, presidente do Instituto Lixo Zero do Rio de Janeiro, durante a palestra “Desperdício Zero”, realizada nesta terça (21/06), no auditório Nelson Carneiro, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O encontro faz parte do Programa de Educação Financeira da Casa, promovido pelo Comitê de Implantação da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), em parceria com o Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRC-RJ, e a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj).

 Edson destacou também a necessidade de conscientização da população e a falta de políticas públicas de estímulo à reciclagem. “Hoje o lixo é o terceiro maior orçamento da maioria dos municípios, ficando atrás de educação e saúde. Estamos diariamente enviando nossos recursos, inclusive financeiros, literalmente, para o lixo. Uma gestão de resíduos voltada para o desperdício zero é uma forma lógica e eficiente para enfrentar a crise e promover o desenvolvimento, criando empregos, renda e impostos”.

Para Denise Okada,  procuradora da Alerj e membro do conselho da A3P da Casa,"não se trata apenas da criação de leis, já que a Política Nacional do Meio Ambiente é garantida pela constituição, mas muitas vezes falta ao judiciário perceber que a preservação está no âmbito no todos”.

Luiz Antonio Leal, professor da UFRJ e conselheiro do CRC-RJ, apresentou dados sobre o desperdício de comida nos lares brasileiros e as questões culturais por trás desse hábito. Segundo a ONG Banco de Alimentos, uma família média no Brasil joga no lixo 20% dos alimentos que compra. “Estamos falando de cerca de R$ 90 desperdiçados todo mês. Na verdade é um problema mundial e não só nosso. Um terço de todo alimento produzido no mundo é jogado fora. Infelizmente existe uma correlação entre baixa renda e desperdício. Precisamos mudar nossos hábitos ao planejar e estocar os alimentos comprados e também na hora do preparo”, alertou.

O Programa de Educação Financeira da Alerj visa a oferecer uma capacitação permanente aos funcionários da Casa permitindo que eles aprendam a fazer seus planejamentos pessoais e a consumir de forma consciente em busca de uma melhor qualidade de vida.

 

Acesse a apresentação do Instituto Lixo Zero Rio de Janeiro, Edson Freitas - link

 

Veja a apresentação do professor da UFRJ, Luiz Antônio Leal - link