Presidente do SNA defende legislação mais eficaz para evitar desperdício de alimentos

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido ou desperdiçado, segundo dados da. Organização das Nações Unidas (ONU). A perda acontece não só durante o consumo, mas nas etapas anteriores: produção, transporte e distribuição. No programa Rio em Foco desta segunda, (28/03), que vai ao ar na TV Alerj (canal 12 da NET), às 22h, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Alvarenga, defende uma legislação mais eficaz para combater o desperdício: “No Brasil os restaurantes evitam doar o que sobra de comida com medo das responsabilidades, já que a lei não ampara esta pratica.  Na França, por exemplo, os supermercados não podem jogar nada fora no final do dia, são obrigados a doar.”

 Na linha do que o presidente da SNA defendeu, o Programa Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (CEASA-RJ) já evitou o desperdício de 600 milhões de toneladas de alimentos, que foram doados para mais de 230 instituições.

Assista a receita na íntegra da fundadora e coordenadora, Regina Tchelly, em que ela ensina como aproveitar cascas e sementes de frutas e legumes. https://youtu.be/V4ilcuDQ6fo

Assista ao programa - link