Câmara de Desenvolvimento Sustentável irá trabalhar na construção de seminário sobre os impactos climáticos no estado

Os membros da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável acordaram em realizar o “Seminário Ambiental: Impactos Climáticos no Rio de Janeiro” após a COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro. O evento estava inicialmente previsto para agosto. Também ficou definido na reunião desta terça (24/06), que os encontros do grupo no segundo semestre de 2025 devem focar em discussões para a elaboração do seminário.

“Vamos nos organizar para realizar esse evento no início de 2026, quase como uma resposta à COP30, já que ela tece as diretrizes e a partir delas, vamos trabalhar as melhores estratégias para o nosso estado”, explicou o subdiretor-geral do Fórum da Alerj, Frederico Lima.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) é o principal evento internacional dedicado ao enfrentamento do aquecimento global. Realizada anualmente pela ONU, a conferência reúne líderes mundiais, empresas, organizações e especialistas para debater e buscar soluções sustentáveis. Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, avançar na implementação do Acordo de Paris, estabelecer novas metas ambientais e incentivar a transição para uma economia de baixo carbono. Cada edição aborda temas essenciais, como financiamento climático e redução de emissões de gases de efeito estufa, influenciando as políticas globais de sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas.

O seminário, que está sendo desenhado para ser realizado em parceria com a UERJ, promete contar com palestras e discussões acerca dos desafios, entraves e soluções para lidar com as consequências dos desafios climáticos no estado do Rio de Janeiro.

Ao longo da reunião, os membros da câmara também puderam contribuir com sugestões de pautas a serem tratadas no evento.

“A questão do abastecimento de água, principalmente da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é extremamente grave e tem que ser discutida quanto antes em relação do que pode vir acontecer no futuro”, destacou Marcelo Guimarães, representante da ABES-RJ.

Por outro lado, também foi sugerida a elaboração e o envio de um documento feito pelos membros da Câmara Setorial contendo pautas prioritárias para o estado, e podem ser debatidas na COP30.

Assista à reunião completa no canal do YouTube do Fórum da Alerj