A Câmara Setorial de Tecnologia realizou o seu primeiro encontro nesta quinta-feira (27/03). Durante a reunião, os presentes definiram que o grupo vai dar continuidade à discussão acerca das “Perspectivas de Inovação no Estado do Rio de Janeiro” em abril, a fim de estudar mais meticulosamente os dados existentes e elaborar sugestões de possíveis políticas públicas para o setor.
O debate sobre o ecossistema de inovação no estado do Rio de Janeiro e suas perspectivas contou com a apresentação do índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que mapeou a inovação tecnológica no Brasil, ranqueando o desempenho dos ecossistemas dos estados em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) sob diferentes perspectivas.
O objetivo do IBID é identificar as potencialidades e desafios para a inovação sob uma ótica regional, contribuindo para orientar políticas públicas e estratégias corporativas nessa área.
Conforme os resultados, o Rio de Janeiro ocupa a quarta colocação entre as cinco economias mais inovadores do país, atrás de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
“Foi apresentando um material muito rico, mas a gente não teve a oportunidade de fazer uma reflexão sobre os dados. O estudo é uma radiografia da situação do ecossistema de inovação no estado do Rio de Janeiro”, pontuou Marco Túlio Castro, representante da ASSESPRO.
Outros tópicos levantados pelos participantes na reunião foram a regulamentação da Lei Nº 9809, também conhecida como Lei estadual de Inovação, bem como a nova industrialização nacional e a modernização da indústria do Estado do Rio de Janeiro.
Assista ao encontro completo no canal do YouTube do Fórum da Alerj