Câmara de Infraestrutura e Logística finaliza nota técnica sobre segurança e mobilidade urbana e discute a Renovação da Ferrovia Centro-Atlântica

Nesta quinta-feira (10/10), os membros da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística fizeram os últimos ajustes na nota técnica sobre o impacto da violência na mobilidade da população fluminense. O documento propõe soluções aos problemas de segurança vividos por passageiros no transporte público, principalmente na Região Metropolitana, e será encaminhado para a deputada Tia Ju (REP), segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Alerj e responsável pela condução do Fórum.

Na sequência da reunião, o especialista de Estudos Econômicos da FIRJAN, Diogo Martins, um dos idealizadores da nota técnica, também abordou a importância da renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para o estado e comunicou que haverá uma audiência pública no dia 11 de outubro, promovida pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), para tratar o tema.

“Estamos perdendo muito da malha ferroviária do nosso estado. O Rio de Janeiro está muito fraco nesse processo. Ficamos só com 41 km de linha ferroviária operante da FCA e temos espaço ainda para pleitear projetos ferroviários para o nosso estado”, disse Diogo.

A malha ferroviária concedida à FCA conta com 7.856,8 quilômetros de extensão, cruzando os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal. Ela tem distribuição pelos corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio, sendo considerada a maior malha ferroviária em extensão e alcance do Brasil.

A concessão da Ferrovia Centro Atlântica foi realizada em 1996 com duração de 30 anos. No entanto, em 2015, a concessionária protocolou uma manifestação de interesse na prorrogação antecipada do contrato junto à ANTT. A renovação da concessão da FCA implica na antecipação de um novo ciclo de investimentos, de cerca de R$ 30 bilhões, e a ampliação de benefícios. Por isso, o Ministério dos Transportes vem realizando audiências públicas para tratar do tema.

“A Firjan estará presente na audiência pública e vamos tentar influenciar muito a favor da F118, da ligação Rio-Vitória, não só lá do Porto do Açu, mas a F118 completa, liga o Rio de Janeiro, a região metropolitana, até Vitória. Entendemos ser importante fazer a ligação do porto do Rio do Futuro, Polo de Queimados, com o Porto do Açu e com Vitória. É muito importante a participação de todos aí nesse processo”, afirmou Martins.

O assessor da presidência da FETRANSCARGA, Sergio Vianna, reforçou que a ANTT estipulou um prazo para envio de contribuições por escrito até o dia 29 de outubro, pelo endereço: https://participantt.antt.gov.br/Site/AudienciaPublica/ConsultarAvisoAudienciaPublica.aspx

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