Na manhã desta terça-feira (20/08), a Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas esteve reunida mais uma vez para apresentar propostas de discussão para o segundo semestre. Entre as sugestões estão a continuidade do debate da implantação da Política de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar (Lei 10.376/24). De autoria do deputado Vinicius Cozzolino (União), a lei tem como um dos coautores a deputada Tia Ju (REP), segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Alerj e responsável pela condução do Fórum.
Outro tema abordado foram os jogos de azar e seus impactos na vida da população. Levantada por Rodrigo Rodriguez, representante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a questão se mostrou um tema multidisciplinar e de alta relevância para os participantes do encontro. Segundo ele, houve um grande aumento nas apostas e que, apesar das ações para mitigar os danos causados pelos jogos de azar serem de competência do Governo Federal, é possível e necessário agir localmente em prol da segurança do cidadão fluminense.
“A gente está falando não só de impactos econômicos, mas de como isso afeta famílias e o bem-estar das pessoas, então podemos abordar esse tema a partir de um ponto de vista multidisciplinar”, apontou.
A representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro (SISEP), Alexandra Chaves, achou a discussão pertinente.
“É um tema que já está trazendo muitos impactos para a sociedade sob vários pontos de vistas, inclusive de saúde pública”, frisou.
Alexandra prosseguiu a sua fala afirmando que é possível ligar a pauta dos jogos de azar também com a da educação.
“Podemos colocar um enfoque educativo, ou seja, além de tratar o vício (em jogos) após instalado, podemos pensar no que fazer para prevenir. Uma das ações que podem ser feitas é garantir que esse assunto seja tratado nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, mostrando os malefícios desse vício e os impactos nas famílias, na sociedade e na economia”, mencionou.
Ao final do encontro remoto, ficou definida a criação de dois grupos de trabalho para seguir discutindo a regulamentação da lei de combate à evasão escolar e o vício em jogos de azar como questão de saúde pública. A criação desses grupos deve culminar em duas apresentações que deverão ocorrer nas próximas reuniões, em setembro e outubro.
Assista ao encontro completo no canal do Fórum da ALERJ no YouTube.