Minuta sobre a capacitação de alunos do ensino médio dá continuidade ao debate sobre educação profissional

No encontro da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica desta quinta-feira (15/08), os membros debateram a minuta do projeto de lei desenvolvida para que as escolas do sistema estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro realizem, no ensino médio, atividades destinadas à orientação profissional.

Ao apresentar a minuta, Heitor Mendes, representante do CEFET/RJ, falou sobre a relevância do projeto de lei para a capacitação dos estudantes.

"O que a gente vê atualmente é que os jovens têm muita dificuldade para se inserirem nos sistemas de ensino e profissionalizantes por um desconhecimento. Tive a oportunidade de visitar várias escolas, fundamentalmente da rede municipal, e o tema somente era abordado em algumas por iniciativa da direção e de alguns professores. Na rede estadual, como já existe a lei, é necessário apenas aprimorar o texto. A gente entende que os jovens não têm conhecimento efetivo das possibilidades, das perspectivas de continuidade e esse é um dos instrumentos que julgamos poder ajudar a mudar essa realidade”, afirmou.

Um dos destaques da proposta foi a criação de um ambiente digital de aprendizagem, de acesso livre e gratuito. A atualização constante da plataforma com dados de mercado, entrevistas com profissionais, palestras e encontros presenciais também foram citados como alternativas para a integração dos jovens.

“A proposta é que o governo estadual faça um estudo e o adote para que os nossos mais de 600 mil alunos da rede estadual possam ter acesso por meios próprios. Aqueles que acessam o site da Seeduc, já poderiam ter a orientação profissional. Paralelo a isso, a atuação presencial nas escolas é de suma importância”, disse o gerente de Educação Profissional do SENAI Rio, Edson Mello.

Como exemplos de projetos bem sucedidos, foram citados o “Aluno Empreendedor” e a “Inteligência Artificial nas escolas”, uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Alexandro Acha, diretor de projetos da AB Telecom, compartilhou com o grupo que estas implementações na escola estadual Aurelino Leal, em Niterói, são recentes, mas têm surtido efeitos positivos à comunidade acadêmica. O representante disponibilizou os documentos das propostas no grupo de WhatsApp da Câmara Setorial.

Jean Felipe Giehl Coelho, diretor da SESCON, comentou ainda que o desinteresse pela carreira contábil foi um dos motivos pelo qual o sindicato desenvolveu um trabalho a fim de desmistificar a profissão para os alunos do último e penúltimo ano do ensino médio.

“A gente consegue converter ali alguns jovens para a contabilidade, então eu acho muito esse projeto muito importante”, pontuou.

Para a próxima reunião, foram sugeridas: a apresentação da certificação das novas profissões, a discussão de pautas para a Jornada G20 do Fórum da Alerj e uma parceria com a Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) para introduzir os alunos na educação profissional.


Os detalhes da reunião podem ser conferidos na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.