Fórum divulga relatório de atividades do primeiro semestre de 2024

O primeiro semestre de trabalho do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da ALERJ foi marcado pela adesão de duas novas instituições, a Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ) e a Associação dos Processadores de Aço (APROAÇO), totalizando em seu rol 69 entidades.

Ao longo dos seis primeiros meses do ano, foram realizadas 28 reuniões online e três eventos, que juntos contaram com 488 participantes. Entre os destaques estão o encontro promovido em parceria com a Associação Nacional de Apoio à Cadeia Produtiva de Reciclagem, que ocorreu no Plenário da Casa e debateu políticas públicas de fomento ao setor, assim como os entraves para o seu desenvolvimento no estado.

Outro evento que marcou as atividades do Fórum foi a reunião promovida em junho de 2024 sobre a importância das relações econômicas e comerciais entre o Rio de Janeiro e Angola, presidida pela Deputada Tia Ju, segunda vice-presidente da Mesa Diretora da ALERJ e pelo subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima. A solenidade contou com a presença do cônsul-geral da República de Angola no Brasil, Mateus de Sá Miranda Neto, e abordou também a experiência da Feira Internacional de Luanda (FILDA), o maior evento internacional do continente africano, criado para expandir a parceria entre os continentes.

Já as oito câmaras setoriais e o Grupo de Trabalho do Selo Arte se reuniram mensalmente em busca de propostas e melhorias para o estado do Rio de Janeiro. Os principais temas debatidos foram a regulamentação do mercado de gás natural no estado, a certificação de novas profissões, as políticas de prevenção ao abandono e evasão escolar, os entraves que impactam o crescimento do agronegócio fluminense e a segurança pública no interior do estado para melhor experiência turística com a capacitação dos agentes. Também foi realizado um painel sobre as ferramentas disponíveis para as compras públicas de inovação, seus desafios, além da apresentação de casos de sucesso existentes no estado.

Redes Sociais em números

As redes sociais do Fórum têm o objetivo de promover cada vez mais a troca de informações entre os membros das Câmaras Setoriais, o parlamento estadual e a população fluminense com a divulgação dos debates realizados. Foram 276 postagens, que tiveram 16.455 engajamentos e 19.961 seguidores.

Clique aqui para acessar o Relatório de Atividades do 1º semestre de 2024