Câmara de Agronegócios planeja painel para debater a agricultura familiar fluminense

Os membros da Câmara de Agronegócios estiveram reunidos nesta quinta-feira (06/06) para definir a próxima pauta. No encontro, foi sugerido a realização de um painel para abordar os gargalos e oportunidades da agricultura familiar no estado. A reunião pode ser assistida na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.

A agricultura familiar representa o segmento de produtores rurais de maior densidade no território fluminense, com cerca de 39 mil empreendedores.

"Nossa agricultura é essencialmente centrada em cima de agricultura familiar. Precisamos reforçar esse segmento com análise de solo, identificação de melhores culturas e também pensar no processo de irrigação mais adequado para aumentar a produtividade e a capacidade desses produtores em ofertar produtos de melhor qualidade em condições e preços melhores", afirmou o Administrador CRA-RJ, Pando Pandeff.

Para a professora da UERJ Maiara Sodré, apesar o do tema ser amplo, os agricultores familiares enfrentam entraves comuns em todas as cadeias produtivas como acesso ao crédito, assistência gerencial, apoio para comercialização de produtos e falta de infraestrutura logística.

"A agricultura familiar é um segmento bastante amplo e abrange uma diversidade de formas de organização que, apesar de bastante amplo, é um segmento que tem problemas em comum que são constantes como a questão da comercialização, particularmente o problema de logística, a questão de acesso à informação das políticas públicas e programas disponíveis. Se nós conseguíssemos fazer um painel com segmentos diretamente ligados à Agricultura Familiar, nós poderíamos talvez entender quais são as questões prioritárias para e aí, sim, pensar em direcionar as nossas ações", explicou.

A Câmara de Agronegócios volta a se reunir em agosto, após o recesso parlamentar, para desenhar o painel e os palestrantes.