Câmara de Desenvolvimento Sustentável organizará painel sobre cidades resilientes

As fortes chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul acenderam um alerta para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos em todo país. Com base nisso, a Câmara de Desenvolvimento Sustentável decidiu organizar um painel em setembro para abordar o tema das cidades resilientes e os planos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Na reunião desta terça (11/06), o grupo começou a desenhar o evento e deu suas contribuições.

"Minha proposta seria falarmos sobre os eventos naturais e hidrológicos. Aqui no estado do Rio de Janeiro temos vários municípios que já foram muito atingidos como Petrópolis e Nova Friburgo. Precisamos ter algum plano de contingência e preparar a população. No CEFET temos alguns projetos que tratam sobre a redução de riscos e orientam a comunidade acadêmica local em parceria com a Defesa Civil", sugeriu a chefe da Divisão de Estratégia para a Sustentabilidade Ambiental Institucional do CEFET, AlineTrigo.

O arquiteto e representante da SEARJ, Diogo Caprio, propôs incluir a discussão sobre as cidades resilientes no debate.

"A questão do Rio Grande do Sul foi um alerta para que os municípios voltem a buscar soluções e revejam as questões de infraestrutura. As cidades resilientes são muito abordadas nos processos urbanísticos de hoje e podemos fazer trazer o que já vem sendo feito, assim como as ferramentas de infraestrutura verde e azul e a projeção de parques de manejo", disse.

Para o professor adjunto do instituto de geografia UERJ, Patrick Kuchler, é necessário pensar nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

"O Rio Grande do Sul veio para mostrar a importância do plano de mitigação e adaptação de mudanças climáticas. Podemos convidar os municípios que já deram esse passo, como Niterói e a própria cidade do Rio de Janeiro e incluir órgãos como a Defesa Civil e a Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para termos uma troca de experiências", finalizou.

A reunião pode ser assistida na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.