Fórum organizará evento sobre reciclagem no Plenário da Alerj

Os entraves que prejudicam a reciclagem no estado do Rio de Janeiro serão debatidos em um evento que o Fórum realizará no dia 16 de maio, no Plenário da Alerj. A construção do encontro e sua modelagem foram discutidas nesta terça (09/04), durante a reunião da Câmara de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com o presidente da Associação Nacional da Cadeia Produtiva da Reciclagem (ANCAPRE), Edson Freitas, o estado tem muito a ganhar com a formalização do setor da reciclagem, que apresenta grande potencial de geração de emprego, renda e arrecadação de impostos.

"Precisamos buscar caminhos para fortalecer a economia verde no Rio de Janeiro. A formalização pode mudar esse quadro e transformar a cadeia da reciclagem na quarta maior economia do estado, porém, hoje, 90% dela encontra-se na informalidade", salientou.

Edson também afirmou que o Rio de Janeiro tem a melhor lei do país (Lei n.º 4178/2003), que dispõe sobre a concessão de Incentivos Fiscais para as Indústrias do Setor de Reciclagem e do Setor Metal-Mecânico de Nova Friburgo, além do ICMS Verde.
Para a professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Valéria Pereira Bastos, o evento de maio será uma oportunidade de debater políticas públicas para o setor da reciclagem no estado.

"É fundamental inserir o poder público nessa proposta, como municípios, Comlurb e também os movimentos de catadores. Temos de contemplar todos os grupos envolvidos na questão para podermos avançar na busca por soluções", finalizou.

Confira a reunião na íntegra no Canal do Fórum da Alerj no Youtube.