Câmara de Infraestrutura e Logística irá abordar os impactos da operação do BRT Transbrasil

A Câmara de Infraestrutura e Logística esteve reunida, nesta quinta-feira (07/03), para definir os temas e estratégias que devem estar na pauta do grupo em 2024. Os membros da Câmara demonstraram preocupação com a mobilidade urbana no estado e definiram que na próxima reunião será apresentado um estudo sobre os impactos da operação do BRT Transbrasil no tráfego do Rio de Janeiro encomendado por um pool de instituições e feito pela Sinergia Estudos. Um dos pontos de atenção está na falta de integração física, tarifária e operacional do BRT Transbrasil com as linhas metropolitanas.

A gerente de mobilidade urbana da Semove, Eunice Horácio, destacou que falta um pensamento sistêmico para a região metropolitana.

“Cada gestor municipal olha apenas para o seu concessionário e não tendo políticas públicas integradas. As poucas que são colocadas são olhadas apenas de um lado, vide o BRT Transbrasil que acabou de ser inaugurado e não tem uma política para o transporte intermunicipal. Decisões estão sendo tomadas sem olhar para a cidade e os passageiros, o que é muito grave”, salientou Eunice.

Já o especialista de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Diogo Martins, apontou as propostas da instituição para serem trabalhadas ao longo desse ano. Entre elas estão as concessões federais e estaduais como a renovação da Rota 116 e os novos projetos, a questão do transporte hidroviário, além da mobilidade da Região Metropolitana.

“A concessão da BR-40 é de suma importância por conta da construção na subida da serra, que é um ponto de estrangulamento logístico importante para o estado. É uma concessão encerrada, que está vigente por força judicial. A renovação da Rota 116 é uma concessão estadual que precisa de renovação ou de um novo concessionário. O estado precisa olhar para as suas rodovias, já há estudos feitos pelo BNDES para novas concessões, mas não encaminhou para o processo licitatório, que é algo que São Paulo já vem fazendo, crescendo e desenvolvendo enquanto o Rio de Janeiro continua parado, atrasando as cargas e piorando a logística”, enfatizou.

A próxima reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística está marcada para o dia 9 de abril.

A reunião pode ser assistida na íntegra no Canal do Fórum no Youtube