Câmara de Agronegócios realiza primeira reunião do ano

A Câmara de Agronegócios se reuniu virtualmente nesta terça (05/03) para traçar a agenda de trabalho de 2024. Na primeira reunião do ano, o grupo debateu propostas que visam o desenvolvimento do setor no estado, entre elas estão um pleito à FAPERJ em defesa do agronegócio no RJ por meio da abertura de editais, o fomento e promoção das cadeias produtivas potenciais para Indicação Geográfica, além do fomento ao desenvolvimento de novos bioinsumos e seu papel na economia fluminense. O encontro pode ser assistido na íntegra no canal do Fórum da Alerj no Youtube.

Segundo o consultor setorial da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Ronaldo Martins, que levantou a questão dos editais de fomento, inovação e tecnologia da Faperj, a ideia seria ter como proponentes elegíveis os produtores rurais, pessoa física ou jurídica e empresas de qualquer porte vinculadas à cadeia do agronegócio estadual individualmente ou em conjunto com outra empresa brasileira coexecutora com a obrigatoriedade de parceria com uma ICT. Porém, existe um empecilho no sistema da instituição.
“A maioria dos produtores rurais não tem CNPJ e sem isso não é possível entrar na plataforma da Faperj. A inscrição do produtor rural tem menos números e assim ele não consegue participar do edital”, pontuou.

Conforme o subdiretor-geral do Fórum da Alerj, Frederico Lima anunciou durante a reunião, os membros da Câmara de Agronegócios terão até o dia 25 de março para enviar sugestões de temas a serem trabalhados pelo grupo esse ano.