2023 é marcado por mudanças e celebração dos 20 anos do Fórum

Em 2023, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado Jornalista Roberto Marinho, o Fórum da Alerj, completou 20 anos. O órgão passou por mudanças nesta nova legislatura, mas manteve seu principal objetivo: atuar em prol da sociedade do Rio de Janeiro, através da interação entre a Academia, setor produtivo e Poder Legislativo. Desde março deste ano, a deputada e segunda vice-presidente da Mesa Diretora, Tia Ju, a convite do presidente Rodrigo Bacellar, assumiu a condução do Fórum, que passou a contar também com um novo subdiretor-geral, o Frederico Lima.

Ao longo deste ano, foram realizadas 62 reuniões, por meio das oito Câmaras Setoriais e o Grupo de Trabalho Selo Arte, além de três eventos presenciais, entre eles, a Reunião Geral 2023, realizada em março e que reuniu representantes das 67 instituições que compõe o Fórum para definir os temas prioritários deste ano. Juntos, esses encontros reuniram mais de 1200 participantes e ajudaram a dar o tom das sugestões encaminhadas ao Parlamento Estadual.

Um dos temas de destaque deste ano, foi a entrada do Fórum no Grupo de Trabalho do Governo do Estado, que debate a regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 9.809/22) passando a contribuir oficialmente com esta construção. Foi também por conta de uma demanda que surgiu no Fórum da Alerj que o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se colocou à disposição para discutir sobre o impacto das obras do Terminal Gentileza na logística de transportes do Rio.

Realizamos debates sobre as possibilidades de investimentos na área de energia nuclear e suas oportunidades e também sobre o panorama dos resíduos sólidos no Rio de Janeiro, este último, durante o evento “Plástico e Políticas Públicas: Alternativas e Soluções”, realizado na Alerj.

Outra pauta abraçada pelo Fórum da Alerj foi o Turismo. Tia Ju se reuniu com o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega, e com representantes de regiões turísticas de todo o estado para ouvir demandas e sugestões para alavancar o turismo regional. Uma das metas para o próximo ano é criar uma força-tarefa para que as 12 Regiões Turísticas sejam regularizadas e assim aptas a serem contempladas pelas políticas públicas federais de turismo. Hoje, apenas três estão formalizadas: Costa do Sol, Serra Verde Imperial e Caminhos da Serra.

Em 2023, o Fórum inovou e lançou a primeira nota técnica sobre a regulamentação do Mercado de Gás Natural no Estado do Rio de Janeiro. A publicação foi realizada com base nos projetos de lei que estão tramitando na Alerj e na comunicação continua com as Comissões Permanentes da Casa, visando contribuir com a elaboração de legislações efetivas. O objetivo para o próximo ano é estender o modelo de pesquisa a outros temas.

Buscando contribuir também com o desenvolvimento econômico, o Fórum convidou para uma reunião o Secretário de Estado da Fazenda, Leonardo Lobo Pires, para debater, tirar dúvidas e apresentar um panorama sobre a reforma tributária no Rio de Janeiro.

Outra reunião importante aconteceu entre a equipe técnica da Firjan, a deputada Tia Ju e o subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima. Eles debateram sobre como alavancar a formação técnica profissionalizante e diminuir a evasão escolar com a proposta de passe livre de transporte para estudantes de baixa renda.

Em agosto, foi realizada uma sessão solene, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, em comemoração aos 20 anos do Fórum da Alerj. Como uma forma também de agradecer a todos os parceiros que compõem o órgão, as 67 instituições foram homenageadas com um diploma, criado pela Resolução 58/23. Uma exposição também foi realizada na sede da Alerj, contando as duas décadas de história.

O ano de 2023 foi muito importante para o Fórum da Alerj. Ano de mudanças, inovações e muito trabalho. Vale lembrar que a Alerj é a única Casa Legislativa do país a ter um fórum permanente destinado à participação de instituições da sociedade civil, que fornecem dados e promovem discussões para a formulação de novas leis no estado.