Câmara de Energia recolhe sugestões de pautas e próximos passos ainda para 2023

A Câmara Setorial de Energia esteve reunida, na quarta-feira (20/09), para colher sugestões de temas a serem trabalhados ainda em 2023. Entre as pautas apresentadas estão a energia nuclear e o seu planejamento no estado, a energia eólica, o armazenamento de energia elétrica em baterias e o hidrogênio verde, além de uma atualização sobre o atual cenário da Rota 4B, no Rio de Janeiro.

De acordo com Marcelo Dreicon, representante da GestRio, antes de debater a energia nuclear, é preciso entender como o Brasil e o estado estão se posicionando na promoção desta fonte de energia.

“Seria apropriado analisar qual a atual relevância do tema no planejamento energético do estado e da União. Com relação às baterias de armazenamento, ainda é preciso desenvolver essa tecnologia e as indústrias do setor. Precisamos antes compreender como isso pode ser trabalhado no estado do Rio”, frisou.

Já Luciano Xavier, representante da CQR, sugeriu abordar a questão da energia eólica, principalmente, no Porto de Açu, que segundo estudos, está entre os três principais trechos da costa brasileira para o desenvolvimento de um hub logístico eólico offshore.

“Há várias empresas no local com projetos nessa área buscando licença e com grande potencial. Também podemos fazer um convite ao engenheiro Wagner Victer para palestrar sobre a Rota 4B de escoamento de gás para o estado do Rio de Janeiro, atualizando o tema que foi discutido há um ano nessa câmara”, citou.

Clique aqui para ver o encontro que debateu a rota 4B na íntegra

A próxima reunião da Câmara de Energia está marcada para o dia 19 de outubro.