Câmara de Cultura, Turismo e Esportes faz planejamento para 2024

A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes vai realizar a última reunião do ano em novembro com a participação da assessora de Turismo da Fecomércio RJ e presidente ABEOC-RJ, Adriana Homem de Carvalho. Ela irá abordar a experiência do Bistrô Sesc Convento do Carmo na revitalização de espaços públicos com parceria da iniciativa privada. O grupo irá focar também no planejamento das ações para 2024. A sugestão surgiu durante o encontro do grupo realizado no dia 11 de outubro.

Para a diretora Geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), a Câmara poderia trabalhar em cima de um calendário de reuniões presenciais no próximo ano com a participação de palestrantes e lembrou a questão da segurança.
“Precisamos debater e reforçar a segurança em áreas turísticas, incluindo aquelas que não são tradicionalmente turísticas, como a Orla do Rio de Janeiro, para assegurar tanto turistas como a própria população fluminense”, destacou.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Turismo da Região Turística da Costa do Sol no Estado do Rio de Janeiro (Costa do Sol), Marco Navega, a AGEV comunicou que já houve o cancelamento de quatro eventos até o mês de dezembro na capital do Rio de Janeiro, e esses acontecimentos reverberam para o estado inteiro. Ele também citou a necessidade de discutir a questão dos aplicativos como Uber e Airbnb.

“Esses aplicativos devem existir, mas devemos promover uma discussão acerca de arrecadação de tributos desses serviços. Podemos nos inspirar no caso de Goiás, onde o secretário de estado de Turismo conseguiu colocar na mesa todo o setor produtivo do turismo de Caldas Novas e região, efetivando um acordo entre os Airbnbs e hotéis, pousadas e casas de aluguel”, mencionou.

Já o conselheiro no Conselho Regional de Química - Terceira Região - Estado do Rio de Janeiro (CRQ-III) Daniel Pomeroy sugeriu debater a questão do esporte com a promoção de campeonatos desportivos para jovens na região Norte e Noroeste do estado, que estimula crianças e adolescentes.

A reunião pode ser assistida na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.