Alerj vai sediar 2ª edição de evento que debaterá o plástico em políticas públicas

 O plástico está presente em todos os momentos da nossa vida e o seu descarte incorreto é um dos grandes desafios da atualidade. Com o intuito de debater políticas públicas que unam inovação e desenvolvimento sustentável, a Alerj, por meio do Fórum de Desenvolvimento Estratégico, sediará, no dia 28 de setembro, o seminário "Plásticos e Políticas Públicas: alternativas e soluções", realizado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (SIMPERJ) em parceria com a  Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade  e a empresa petroquímica Braskem. O encontro será realizado das 08h30 às 12h, no Plenário da Casa.

Serão abordados temas como a importância da cadeia do plástico para a economia fluminense; o futuro dos resíduos ante a perspectiva do Acordo Global do Plástico; a importância das políticas públicas para a inclusão socioeconômica de catadores de matérias recicláveis na logística reversa, além da apresentação de cases positivos e negócios gerados na implementação da economia circular. Os painéis serão mediados pela subsecretária estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Asti.

Farão parte da mesa de abertura o vice-governador e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; a deputada Tia Ju, eleita segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução do Fórum da Alerj, o subdiretor do Fórum, Frederico Lima e o presidente Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), Gladstone Santos.

O evento é gratuito e aberto ao público.  As inscrições devem ser feitas clicando aqui

Confira a programação completa:

08h30 – Credenciamento

09h – Welcome Coffee

09h30 – Abertura

Vice-governador e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha

Deputada Tia Ju, eleita segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução do Fórum da Alerj

Subdiretor do Fórum, Frederico Lima

Presidente Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), Gladstone Santos

10h – Palestras e Debates

Mediação: Ana Asti - Subsecretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro

A jornada da Braskem na implementação da Economia Circular: negócios gerados, cases positivos- Fabiana Quiroga, Dir. Economia Circular da Braskem Presidente da Plastvida

A importância da cadela do plástico para a economia do estado do Rio de Janeiro - Gladstone Santos, Presidente Simperj

 O futuro dos resíduos ante a perspectiva do Acordo Global do Plástico - Carlos Silva, Presidente da ISWA (International Solid Waste Association)

A importância das políticas públicas para a inclusão socioeconômica de catadoras/es de materiais recicláveis na logística reversa - Valéria Pereira Bastos - Professora do Dep. Serviço Social da PUC-Rio

12h - Encerramento

Serviço:

Plástico e Políticas Públicas: Alternativas e Soluções

Data: 28/09/2023

Horário: 08h30 às 12h

Local: Sede da Alerj – Rua da Ajuda, 5 - Centro, Rio de Janeiro/RJ Plenário

Inscrições clique aqu

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.