Câmara de Agronegócios irá debater a tributação de produtos agropecuários

A Câmara de Agronegócios se reuniu virtualmente, na última quinta-feira (10/08), para definir o seu escopo de trabalho para os próximos meses. Na ocasião, o grupo sugeriu realizar um encontro com o subsecretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil, para que ele aborde os projetos da Pasta e saber como a Câmara pode ajudar a alavancar o setor no estado. Outro tema que será trabalhado já na próxima reunião, em setembro, será a tributação dos produtos agropecuários

De acordo com os especialistas que participaram da reunião, o Rio de Janeiro apresenta oportunidades na plantação de novos produtos como eucalipto e grão de soja, mas a tributação pode ser um impedimento ao desenvolvimento do negócio.

“Precisamos fazer um levantamento com a relação de todos dos produtos agrícolas que estão isentos de tributação. Hoje, temos plantação de soja e agora eucalipto no Norte fluminense, mas se formos tributar esses produtos, inviabilizaremos todo o projeto. Existem outros produtos promissores também como a pimenta-do-reino e as plantas fitoterápicas, atividade econômica com potencial até mesmo industrial que precisam estar isentos de ICMS. Outro ponto é o pescado que não tem crédito presumido e está abandonado”, salientou o consultor setorial da Firjan, Ronaldo Martins.

A próxima reunião da Câmara Setorial de Agronegócios está marcada para o dia 14 de setembro.

Veja o encontro na íntegra no Canal do Fórum da Alerj no Youtube