Fórum irá solicitar informações sobre projeto do Terminal Intermodal Gentileza na logística e mobilidade do Rio

O Fórum da Alerj, por meio do gabinete da deputada Tia Ju, irá encaminhar um ofício à Prefeitura do Rio de Janeiro solicitando informações sobre os estudos de impacto do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), estação de integração entre o BRT Transbrasil, VLT e linhas de ônibus municipais regulares. Há uma preocupação da Câmara de Infraestrutura e Logística, que se reuniu nesta quinta (18/05), sobre como o TIG vai influenciar o tráfego da região, o acesso à cidade, além do transporte de cargas e os impactos financeiros que as mudanças possam causar.

Segundo a representante da Semove RJ, Eunice Horácio, existe um desconhecimento sobre o projeto.

“Temos muita informação de concepção, mas pouca informação técnica de projeto. Não temos nenhuma informação específica sobre o transporte de cargas e o que sabemos também sobre o transporte de passageiros é muito incipiente. Queremos ver os números, estudo de capacidade, curva de oferta e demanda, a mudança de itinerário, caso exista, porque nem isso a gente sabe”, pontuou Eunice.

O engenheiro civil Luís Roberto Pereira Silva, representante da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEARJ) é preciso que a Secretaria Municipal de Transportes detalhe estudos de impacto do projeto para ser avaliado pela para a sociedade civil organizada e as entidades.

“A gente desconhece quais serão as obras que vão ser feitas na região, assim como as interligações do VLT até o Terminal Gentileza, como vai se dar o acesso ao TIG e as chegadas do BRT TransBrasil. Precisamos ter acesso às informações”, reforçou.