Roubo de cargas e concessão da BR-040 são prioridades da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística em 2023

Durante o mês de abril, o Fórum da Alerj vem realizando as primeiras reuniões de planejamento das 8 Câmaras Setoriais que o compõem. Nessa última terça-feira (18/04) foi a vez da Câmara de Infraestrutura e Logística destacar as prioridades que devem estar na agenda dos parlamentares em 2023. Para assistir na íntegra clique aqui.

“O que mais nos aflige é a questão dos aeroportos do Galeão e do Santos Dumont. Hoje, o Santos Dumont está impraticável, enquanto o Galeão está sendo subutilizado. Outros dois pontos de atenção são o roubo de cargas e a concessão da BR-040, atualmente o trecho vai do Rio de Janeiro a Juiz de Fora. O objetivo é ligar o Rio a Belo Horizonte”, explicou Sérgio Viana, assessor da presidência da Fetranscarga RJ.

Ainda de acordo com ele, também é preciso acompanhar os estudos das concessões estaduais no interior do estado do Rio e apresentá-las no próximo encontro.

Pegando o gancho do Sérgio, a gerente de mobilidade urbana da Fetranspor, Eunice Horário, colocou em questão como a mobilidade urbana está sendo vista em âmbito do estado e o desafio de fomentar o uso dos transportes públicos. Ela citou a segurança pública e a iluminação, por exemplo, como fatores importantes e que contribuem para a eficiência e melhoria do setor.

“A segurança pública afeta muito a mobilidade e, às vezes, uma iluminação em um ponto de parada pode reverter essa questão. Isso também é infraestrutura e podemos usar esse Fórum para estimular essas discussões para que possamos atuar nas diversas frentes para que as pessoas possam se sentir mais seguras para voltarem a usar o transporte público coletivo”, argumentou.

Participaram desse encontro a Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio -Fetranscarga, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do estado do Rio - CRT-RJ, a Federação das Empresas do Estado do Rio - Semove, a Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro - AEERJ, a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do estado do Rio de Janeiro - SEAERJ e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.