Fórum da ALERJ retoma as atividades na nova legislatura e define agenda para o primeiro semestre de 2023

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro retomou as atividades nesta terça-feira (04/04), e definiu as estratégias de trabalho do grupo para o primeiro semestre de 2023. Entre os trabalhos definidos está a realização de um encontro com o IBGE, para analisar os dados do censo demográfico de 2022; a produção de seminários para discutir os avanços da economia do mar e a agenda de responsabilidade ambiental, social e de governança do Rio, além de estreitar os diálogos com empreendedores de comunidades. As reuniões vão começar no dia 13 de abril e estão previstas para acontecer até o dia 27 de junho. Para assistir a reunião na íntegra, clique aqui.

“Nesse ano de 2023, o Fórum entra em um novo momento. Nossas três palavras-chave são mobilização, estudos e ação, e a informação continua sendo a base para tomada de decisões, mas, a partir desta nova Legislatura, caberá a mim a condução do Fórum. Trabalharemos juntos, sempre atentos aos grandes temas debatidos no estado, buscando desenvolvimento e ações oportunas e efetivas”, afirmou a deputada Tia Ju (Rep), segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Casa, que será responsável por conduzir os trabalhos do Fórum.

Criado em 2003 pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Fórum tem como foco promover inovações e ampliar a participação dos cidadãos no aperfeiçoamento das políticas públicas a partir da interação entre academia, setor produtivo e Poder Legislativo. Ao todo o grupo conta com integrantes de oito câmaras setoriais, além dos presidentes das 68 entidades.

“Esse é um espaço em que a reflexão é feita entre vários atores. Nosso calendário já está totalmente pronto para o primeiro semestre, mas deixamos em aberto as reuniões do segundo semestre, justamente porque queremos ouvir as demandas das câmaras setoriais e analisar novas sugestões. Algumas propostas, inclusive, já foram apresentadas aqui neste encontro”, disse o novo subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima. Ele também agradeceu a confiança do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), ao nomeá-lo para o cargo,

Turismo em foco

O presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Antônio Navega, aproveitou a reunião para propor uma sugestão de debate para o segundo semestre. Ele afirmou que muito se discute sobre a possível saída da crise financeira do estado através do turismo e, tendo isso em vista, Navega propôs reuniões com representantes dos 12 municípios do Rio que movimentam a economia turística.

"Nós somos o estado mais visitado por turistas internacionais no Brasil e precisamos aproveitar melhor essa estatística a nosso favor. Temos 12 regiões que movimentam o turismo, mas só duas hoje efetivamente trabalham de forma conjunta com as políticas públicas federais que são a Costa do Sol e a Serra Verde Imperial. A gente tem que sensibilizar as outras regiões a fazer aquilo que nós fizemos lá em 2008 na Costa do Sol, buscando recursos tanto financeiros quanto de pessoal da União”, concluiu Navega.

A deputada Índia Armelau (PL) também esteve no evento.

Texto: Comunicação Social Alerj