Firjan realiza nova edição dos “Diálogos sobre Obrigações Ambientais da Indústria”

Realizado anualmente desde 2016, a Firjan organiza no dia 16 de março a edição 2023 dos “Diálogos sobre Obrigações Ambientais da Indústria”, que volta a ser presencial. O evento será realizado no Centro de Convenções da Firjan, das 10h às 17h e irá contar com palestras de órgãos ambientais sobre as novidades e alterações nas legislações estaduais e federais para esse ano.

“Os Diálogos trazem os principais prazos e requisitos legais obrigatórios para a indústria e as alterações de legislação e as novas leis válidas para 2023. É um espaço para se debater as obrigações. O diferencial é o atendimento exclusivo no balcão, onde a empresa associada à Firjan pode fazer consulta diretamente com os responsáveis pelo cumprimento legal”, avalia Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente.

Serão abordados temas como o decreto estadual 48.354/23 que trata sobre a logística reversa, o Relatório de Emissão de Gases do Efeito Estufa, Sistema de relato de GEE, além do  Licenciamento Ambiental Municipal na Cidade do Rio de Janeiro, o projeto Licenciamento 4.0 e inexigibilidade.

O evento é gratuito e requer inscrições antecipadas, inclusive para os balcões. “Uma empresa pode agendar o atendimento para tirar dúvidas sobre mais de um tema em horários variados, desde que seja associada à federação. Vamos lançar no evento o edital de inscrições do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 e o Calendário de Obrigações Ambientais”, anunciou Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da federação.

As inscrições devem ser feitas clicando aqui

Confira a programação:

10h –  Abertura: Luiz Césio Caetano | 1º vice-presidente da Firjan

10h30 às 12h30 - Painel I – Logística Reversa

Decreto estadual 48.354/23, que institui o regulamento geral de logística reversa no estado do Rio de Janeiro, Normativas Federais de operacionalização do tema.

Mediadora: Carolina Zoccoli | Firjan

Instituições e convidados:

• Mariana Maia | superintendente da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade - Novo decreto estadual regulamentador da logística reversa
  • Tatiana Abranches e Carolina Zoccoli | Firjan - Desdobramento das novas normativas do tema
  • Lucien Belmonte | presidente executivo da Associação Brasileira das Indústria de Vidro (Abividro) – Decreto federal regulamentador da logística reversa das embalagens de vidro

14h às 15h30 - Painel II – Relatório de Emissão de Gases do Efeito Estufa, Sistema de relato de GEE

Mediadora: Andrea Lopes | Firjan

Instituições e convidados:

• Pedro Valle | gerente de Qualidade do Ar do Inea - Sistema de relato de Gases de Efeito Estufa
  • Marcos Lacerda | subsecretário municipal do Clima de Niterói
  • Ingrid Person | consultora em Gestão de GEE e Eficiência Energética na Ternium Brasil

15h30 às 17h - Painel III – Licenciamento Ambiental Municipal na Cidade do Rio de Janeiro, Licenciamento 4.0 e inexigibilidade.

Projeto Licença 4.0 - modernização dos processos de licenciamento de obras, Portal Carioca digital de Licenciamento ambiental da cidade do RJ e Decreto 217/2021 - declaração eletrônica de inexigibilidade de licenciamento ambiental.

Mediador: Jorge Peron | Firjan

Instituições e convidados:

• Paulo Renato Marques | subscretário de Conservação e Licenciamento Ambiental - Portal Carioca Digital Licenciamento Ambiental Prefeitura RJ
  • Alberto Besser | consultor setorial Firjan - Licenciamento 4.0
  • Leonardo Daemon | diretor de Licenciamento do Inea - Simplificações do licenciamento

Temas dos Balcões de Atendimento (14h às 17h)

CLIQUE AQUI E FAÇA SEU AGENDAMENTO PRÉVIO PARA OS BALCÕES

Balcão 1: Recursos hídricos e efluentes

Procon Água – Relatório de Acompanhamento de Efluentes Líquidos (RAE)

Renovação de outorga de direito de uso de recursos hídricos

Declaração de Carga Poluidora

Balcão 2: Resíduos