Importância do diálogo é destacada em cerimônia de posse dos deputados para a 13ª legislatura

A Cerimônia de Posse dos deputados eleitos para a 13° legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio foi realizada nessa quarta-feira (01/02), no Plenário do Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj.

Comandado pelo deputado Carlos Minc (PSB), o evento reuniu o atual presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT); o governador do estado do Rio, Cláudio Castro; o vice-governador, Thiago Pampolha; o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Rodrigo Melo do Nascimento; a Defensora Pública-Geral do Estado do Rio, Patrícia Cardoso e o subprocurador-geral de Justiça da Administração do Ministério Público, Eduardo da Silva Lima Neto.

Durante a abertura da cerimônia, o deputado André Ceciliano parabenizou os novos deputados e os reeleitos, e fez um discurso emocionado afirmando sair com a sensação de dever cumprido.

“Foram anos de muito trabalho, em que nos tornamos protagonistas, aprovando pautas importantes como o Supera RJ, incentivos aos setores produtivos e também a criação do Fundo Soberano. Foi por meio da união e do diálogo que nos tornamos fortes e combativos. A política deve ser usada como um instrumento de pacificação e construção de um país mais justo e igualitário”, afirmou Ceciliano.

Em seguida, o deputado Carlos Minc realizou a leitura do Compromisso Solene dos Empossados junto aos deputados eleitos, e a deputada Martha Rocha (PDT) conduziu-os para a ratificação do Compromisso e assinatura do livro.

“O evento de hoje é a reafirmação do poder democrático. Quem está aqui foi eleito pelo povo e nós parlamentares temos que mostrar que estamos à altura da confiança que nos depositaram”, salientou Minc.

Após a assinatura dos 70 deputados, o governador Cláudio Castro reforçou que a posse é uma celebração da confiança da população fluminense de um futuro melhor, e que graças ao diálogo e à articulação com a Alerj foi possível avançar em importantes políticas públicas para o estado do Rio.

O governador também elencou uma série de medidas e ações futuras, em diversos setores, que ele pretende trabalhar em parceria e colaboração com a Assembleia, são elas: estudos de planos de cargos e salário dos magistrados, sistema de educação integrado do ensino fundamental e médio em uma única estrutura, entrega do hospital do câncer em Nova Friburgo e a Inauguração do Rio Imagem na Baixada Fluminense, regionalização do serviço público de saúde, renovação do setor de transportes – começando pela implantação de medidas que visam a readequação da prestação dos serviços ferroviários e aquaviários, o corredor expresso de São Gonçalo e o metrô leve da baixada, ligando a Pavuna a Nova Iguaçu.

“Cumprimento também a bancada feminina que chega a 15 deputadas nesse mandato. Vocês ocupam mais de 1/5 das cadeiras da Alerj e saibam que podem contar comigo, e reforço meu compromisso de trabalhar em conjunto no combate à violência contra a mulher,” finalizou o governador.

Ao final, Minc informou sobre a eleição para presidência da Alerj e votação da mesa diretora para o mandato de dois anos que será realizada nesta quinta-feira (02/02), também no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes.

Imagem: Divulgação Alerj