Sustentabilidade e inovação são apresentadas no Comex Day 2023

O Comex Day, evento realizado anualmente pelo Sistema Cisbra-Caerj, em comemoração ao dia do comércio exterior, aconteceu na última sexta-feira (27/01), no auditório da Associação Comercial do Estado do Rio (ACRJ). A iniciativa reuniu autoridades e profissionais para falarem sobre setores-chave para o desenvolvimento do comércio exterior no estado do Rio como, por exemplo, a sustentabilidade e a inovação.

Durante a abertura do seminário, o diretor executivo da Autoridade de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro e presidente da Cisbra, Paulo Protásio, ressaltou a importância de colocar em prática estratégias de ação para elevar a representatividade do Rio em sustentabilidade. Segundo ele, para que isso seja possível, é necessário cumprir todos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, os ODS, propostos pela ONU.

“O primeiro objetivo é a erradicação da fome e o 17° é fazer parcerias para o desenvolvimento. Esse é o nosso objetivo, do Rio de Janeiro, do Brasil e vai ser do mundo”, afirmou.

O potencial do Rio de Janeiro de se tornar um modelo global em economia verde também foi apresentado pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio, CAERJ, Ricardo Mota da Costa. Ele destacou ainda a Zona Portuária e o Aeroporto Internacional do Galeão como exemplos da capacidade internacional do estado.

“O Rio de Janeiro tem um potencial de ativos estruturais que precisa ser, de fato, usado e enxergado. Nós temos tudo para sermos um centro de inspiração para o planeta”, explicou.

Em seguida, um talk e três painéis fizeram parte da programação: bolsa de comercialização de ativos sustentáveis do estado do Rio de Janeiro, hub de Inovação no Rio de Janeiro - Bluetech; internacionalização de empresas e, por último, ação para competitividade regional com desenvolvimento sustentável.

O Comex Talk foi apresentado pelo Secretário de Planejamento e Gestão do estado, Nelson Rocha, que divulgou o projeto de implementação de uma bolsa para negociar ativos sustentáveis como crédito de carbono e biodiversidade, e resgatar o capital financeiro do estado.

“Nosso objetivo é que o mercado financeiro volte para o Rio de Janeiro com foco na sustentabilidade. A bolsa é inteiramente privada, bastando ao estado fazer o fomento e cumprir alguns compromissos, como colocar os créditos de carbono provenientes de seus ativos ambientais para serem negociados nessa plataforma e adotar políticas públicas ambientais que atraiam a atenção do mercado”, anunciou.

No primeiro painel, mediado pela vice-presidente da CAERJ, Lindália Junqueira, participaram a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do estado, Ana Asti, e a CEO da Beta-i Brasil, Renata Ramalhosa.

“O hub de inovação vai muito além das soluções, ele é uma mudança de cultura tanto para o governo do estado quanto para as instituições participantes e para a academia”, reiterou Ana Asti.

Com o tema “Internacionalização de Empresas”, o segundo painel teve a participação do coordenador da Câmara de Logística Integrada da AEB, diretor de logística integrada da CAERJ e vice-presidente da FCCE, professor Jovelino de Gomes Pires; do CMO da Atlantic Hub, Thiago Matsumoto; e do assessor da Diretoria de Superintendência do SEBRAE-RJ, Maurício Chacur.

“Internacionalizar não é só exportar. É exportação, importação, é desenvolvimento em ciência e tecnologia, é fazer investimentos no exterior ou ser investido por uma empresa internacional. O importante é estar em contato com o mercado global”, defendeu Marcelo Chacur.

No final da manhã, Paulo Protásio encerrou o Comex Day evidenciando a importância do Rio se posicionar nos próximos eventos de nível global e anunciou os próximos passos para a 18° reunião do G20, que acontecerá em setembro de 2023, e a agenda 2030 da ONU.

“A reunião com o G20 pode ser a indutora de uma nova ação, não só para o estado, mas para a América Latina. Pode ser um reposicionamento para o nosso continente que, até hoje, ninguém tinha colocado no papel”, concluiu.