Livro avalia economia, desafios e potenciais para retomada do desenvolvimento do estado

Uma análise atualizada e abrangente da economia do estado do Rio de Janeiro sob o olhar de especialistas renomados. Desta forma foi estruturada a obra “Economia do estado do Rio de Janeiro: crise, desafios e perspectivas”, uma seleção de artigos apresentados durante o II Seminário de Economia Fluminense, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Além de preencher a falta de estudos sobre o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, o livro também contribui para a ampliação do debate sobre a economia fluminense, abordando o tema desde a sua origem, quando a cidade do Rio de Janeiro possuía o maior parque industrial do país (até o início do século XX), passando pelos dias atuais, com as discussões a respeito do Regime de Recuperação Fiscal.

E por se tratar de uma abordagem dos dias atuais, não poderia ficar de fora a análise sobre os impactos da Covid-19 nos setores produtivos do estado, além do custo do déficit de petróleo para a economia fluminense. Para finalizar, destaque para a análise sobre o Cluster Tecnológico Naval (CTN-RJ), e a retomada econômica do estado.

O livro traz aplicações do método de insumo-produto a diferentes ângulos de análise de encadeamentos produtivos que podem servir de subsídio para o planejamento estadual.

Sobre os autores
Entre os organizadores da obra está o professor Joilson Cabral, um dos autores da Matriz Insumo-Produto do estado do Rio de Janeiro, iniciativa encomendada pela Alerj para pensar políticas públicas de desenvolvimento do estado com base em dados. Também integra o grupo de especialistas o diretor-presidente da Assessoria Fiscal da Alerj, o economista Mauro Osório. Os outros autores são: Adriano da Silva, André Aranha, Bruno Freire, Bruno Sobral, Carlos Otávio de Freitas, Diego Lima, Henrique Rabelo, Maria Clara Paiva, Maria Helena Versiani, Maria Viviana Cabral, Thaís da Silva e Thauan Santos.

O evento em que foi apresentada a nova Matriz Insumo-Produto do estado, realizado no plenário da Alerj e organizado pelo Fórum de Desenvolvimento, pode ser assistido clicando aqui.