Rio em Foco: especialistas destacam saneamento e agropecuária como prioritários

O 14º episódio da Agenda de Futuro 2023 segue explorando as principais pautas ambientais para o estado do Rio de Janeiro. No Rio em Foco desta segunda-feira (06/02), os entrevistados são os presidentes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio de Janeiro (ABES RIO), Miguel Alvarenga; do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Rômulo César Spinelli; e a chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrobiologia), Christiane Oliveira da Graça Amâncio.

Miguel Alvarenga destacou a regularização da concessão do sistema de saneamento básico como uma agenda primordial para os deputados eleitos. Segundo ele, para que essa pauta caminhe de forma efetiva, é preciso que haja fiscalização por parte do legislativo e diálogo com outros setores do estado.

“É um erro construir uma visão específica só do setor. É preciso levar em conta a questão urbana, a questão de segurança pública, a própria educação de como usar os sistemas, como lidar com essas questões. São muitos temas que se relacionam e que também precisam ser ouvidos”, explica o presidente da ABES RIO.

Outro ponto levantado durante o programa foi a atividade rural do Rio de Janeiro. Rômulo César Spinelli defendeu que a pecuária, por exemplo, tem potencial para ser um grande impulsionador do crescimento estatal. Porém, para que isso se torne possível, é preciso que haja vontade política por parte do legislativo e investimentos fiscais.

“Nós temos pecuária no estado, não em grande quantidade, mas sim em qualidade. E, para o Rio atuar na agropecuária, poderia ser uma fonte de renda muito grande, mas o setor não é explorado. É importante que a gente mostre isso para os deputados eleitos”, afirma o presidente do CRMV-RJ.

O papel da atividade rural também foi ressaltado por Christiane Amâncio. Ela reforçou que, apesar da agricultura não ter um grande destaque no PIB do estado, ela tem um papel preponderante no abastecimento da população.

Nesse sentido, a chefe-geral da Embrapa Agrobiologia reforçou que a instituição, junto ao legislativo e à sociedade, tem o desafio de pensar como otimizar a produção agropecuária para aproximá-la de processos mais naturais possíveis e, ainda assim, permitir um ganho de produtividade.

No próximo episódio, a Agenda de Futuro tem continuidade com entrevistas com os chefes-gerais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos e Embrapa Agroindústria de Alimentos), e com os presidentes da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (11/02), às 20h, e domingo, (12/02), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (07/02), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro

Em sua segunda edição, a Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura.

Neste ano de 2023, foram 57 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.