Rio em Foco: soluções de inovação podem fortalecer a pauta de sustentabilidade

O 13° episódio da Agenda de Futuro 2023 aborda a importância de unir a sustentabilidade ao desenvolvimento econômico do estado. No Rio em Foco desta segunda-feira (30/01), os presidentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia; do Instituto de Ciência, Tecnologia e de Inovação Sustentável Global (ICT Sustentável Global), Marcelo Marujo; e da Câmara de Comércio e indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ), Ricardo Mota da Costa exploram quais inovações ainda podem ser aplicadas no Rio de Janeiro a fim de impulsionar o seu crescimento de forma mais responsável.

Rodrigo Lopes Sauaia destacou os potenciais da energia solar fotovoltaica. Segundo ele, além de ser uma fonte limpa de energia, ela também pode ser uma grande fomentadora de empregos e melhorias na qualidade de vida. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso que a legislação no seu entorno seja atualizada.

“O Rio de Janeiro já tem uma lei publicada de incentivo à energia solar desde 2015. O problema é que ela não saiu do papel. Desde sua implementação, a gente não viu um decreto regulamentador. Então, nesse sentido, a gente acha que seria um bom momento para se discutir um aprimoramento da lei de incentivo à energia solar que já existe, incorporando inovações estratégicas e trazendo avanços tecnológicos”, explica o gestor.

Além disso, para democratizar a energia solar no estado, o presidente da ABSOLAR ressaltou a importância de se investir em um plano de financiamento, para que a população possa adquirir e utilizar cada vez mais.

“O financiamento é o que vai fazer a gente democratizar e ampliar cada vez mais o acesso à energia solar”, afirma Sauaia.

Outro ponto levantado foi a importância de integrar a sustentabilidade à educação. De acordo com Marcelo Marujo, o ensino, seja ele formal ou corporativo, é um importante aliado da sustentabilidade, e precisa estar cada vez mais alinhado com novas soluções de inovação.

No último bloco, Ricardo Mota da Costa apontou de que forma eventos como a Rio 92 e a Rio+30, este último realizado em outubro do ano passado, têm um papel importante para o progresso da pauta sustentável.

“O diferencial do Rio, em termos de potencial, é que ele foi a sede global e reuniu, ali na ECO 92, grandes líderes mundiais. Ou seja, o estado estava todo voltado para a sustentabilidade, para o impacto da economia no meio ambiente. E o Rio de Janeiro tem, não só isso como história, mas sobretudo um potencial imensurável dentro dessa agenda sustentável”, conclui o presidente da CAERJ.

No próximo episódio, a Agenda de Futuro tem continuidade com entrevistas dos presidentes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio de Janeiro (ABES RIO), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrobiologia).

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (04/02), às 20h, e domingo, (05/02), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (31/01), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro

Em sua segunda edição, a Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura.

Neste ano de 2023, foram 57 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.