Rio em Foco: estado tem potencial para se tornar um grande produtor agrícola de orgânicos

O 15º episódio da Agenda de Futuro 2023 continua com foco na atividade rural. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (13/02), especialistas de diferentes instituições elencaram estratégias para o estado torna-se um grande produtor de orgânicos e de alimentos de alta qualidade. Os entrevistados são as chefes-gerais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos), Maria de Lourdes Brefin; da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Edna Maria Morais; e os presidentes da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Rodolfo Tavares; e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Melo Alvarenga.

Maria de Lourdes Brefin destacou a importância de criar políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, principal modelo no estado.

“A agricultura familiar é a que predomina aqui no Rio de Janeiro. Então, ela tem que trazer esse olhar diferenciado, ligar o urbano com o rural, trazer o ecoturismo e mais serviços ambientais”, explica a presidente da Embrapa Solos. 

Ainda sob essa perspectiva, Brefin ressaltou que a capacidade agrícola do Rio de Janeiro não é em quantidade, mas sim em qualidade. “Aqui não adianta produzir muito. Tem que produzir bem e de forma sustentável. Nós não vamos competir com o Centro-Oeste, por exemplo, mas podemos fazer produtos diferenciados”, afirma a chefe-geral.

Nesse sentido, Antônio Melo Alvarenga reforçou o potencial do estado de oferecer alimentos cultivados de forma mais consciente, que atendam às demandas de novos consumidores.

“A gente tem uma vocação muito grande para a produção de orgânicos, que são produtos que têm um valor agregado maior e que podem proporcionar aos nossos produtores uma renda melhor do que ele teria se produzisse de forma convencional”, aponta o presidente da SNA.

A agregação de valor na produção também foi ressaltada por Edna Maria Morais. Segundo ela, para impulsionar as atividades rurais do estado, é preciso pensar em “inclusão produtiva com agregação de valor, como soluções tecnológicas e de apoio à políticas públicas que promovam o crescimento dos produtores, principalmente os pequenos e médios”, avalia a chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Para que esse cenário se torne realidade, Rodolfo Tavares, destacou a importância de se pensar em uma estratégia conjunta, que englobe o poder público, a sociedade civil, as instituições e os produtores rurais. Segundo o presidente da FAERJ, esse plano de ação deve envolver desde investimentos básicos na infraestrutura, como melhorias de estradas, até o fornecimento de crédito aos produtores.

Semana que vem, a Agenda de Futuro tem continuidade com entrevistas dos presidentes do Sindicato dos Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (GESTRIO), Ana Paula Vasconcellos da Silva; do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme; do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (SESCON-RJ), Renato Mansur; da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), Paulo Kendi e do superintendente estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Francisco Teixeira Carvalho.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (18/02), às 20h, e domingo, (19/02), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (14/02), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro

Em sua segunda edição, a Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura.

Neste ano de 2023, foram 57 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.