Financiamento dos negócios sociais será tema da sétima edição do do Seminário de Impacto Social e Ambiental

O Rio de Impacto avança na organização da sétima edição do Seminário de Impacto Social e Ambiental. Na reunião do grupo realizada nesta segunda (10/10) foi definido que o tema deste ano será o desafio do fomento e do financiamento dos negócios de impacto.

A edição prevê, inicialmente, a realização de três mesas temáticas, que devem contar com pesquisadores, empreendedores e instituições de fomento atuantes no ecossistema. Os três eixos que conectarão os debates, inicialmente serão: a criação do Sistema Nacional de Investimento de Negócios de Impacto (Simpacto) e do Observatório Fluminense de Negócios de Impacto; práticas ESG envolvendo os negócios de impacto; finanças verdes: negócios de impacto envolvidos na transição para a economia de baixo carbono.

“Todas estas iniciativas são permeadas pela necessidade pensar estratégias de investimento transversal em temas convergentes”, avalia Renata Santos, professora e pesquisadora do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ)

As mesas temáticas contarão com a presença de empreendedores de impacto que mostrarão como o tema afeta o cotidiano das empresas. “ É muito importante a gente trazer os empreendedores para as mesas porque eles colocam onde dói na realidade, quais os principais problemas que enfrentam”, destaca a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.