Rio em Foco: soluções de inovação e tecnologia dependem de mão de obra qualificada

O 12º episódio da Agenda de Futuro 2023 segue explorando os potenciais da capacitação profissional para o desenvolvimento do estado. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (23/01), especialistas elencaram a importância de investir na qualificação de mão de obra para atender à novas demandas globais de tecnologia e sustentabilidade. Os entrevistados desta edição são o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy, do Clube de Engenharia, Márcio Girão, e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEARJ), Maria Isabel de Vasconcelos Porto Tostes.

Roberto Ardenghy, presidente do IBP, destacou como as empresas do setor de óleo e gás estão se adaptando para seguir uma agenda com mais preocupação ambiental, focando, principalmente, na descarbonização do petróleo.

“Mais do que só pensar em novas energias, existem muitas oportunidades para melhorar a nossa produção. A indústria de petróleo e gás tem uma enorme contribuição a fazer para a redução das emissões de carbono”, afirma.

No entanto, para concretizar esse cenário, Ardenghy ressaltou a importância de contar com profissionais qualificados, que possam trazer soluções de inovação para o mercado.

“Esse é um setor que tem uma empregabilidade muito boa, mas nós temos que treinar esse pessoal, pensando cada vez mais na agenda de sustentabilidade”, completa. 

O presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, reforçou que a qualificação dessa mão de obra depende da recuperação da capacidade científica e tecnológica da engenharia do estado.

“Isso inclui apoio às universidades, à academia e, também, trazer projetos de engenharia para todo o Rio de Janeiro. Não só para a capital, mas para todo o seu interior”, aponta.

No último bloco, a presidente da SEARJ, Maria Isabel Tostes, defendeu que a capacitação deve estar atrelada ao diálogo com a população, para que seja possível ouvir demandas e pensar em formas de melhorar a qualidade de vida.

"Nós achamos importante que a sociedade civil participe dos nossos debates. Como a SEARJ tem essa prerrogativa de ter profissionais com conhecimento, é fundamental que eles possam ouvir a população e contribuir com soluções", conclui.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (28/01), às 20h, e domingo, (29/01), às 17h. É possível, ainda, acessar o conteúdo no canal do YouTube do Fórum da Alerj, a partir de terça-feira, (24/01), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro
A Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, em sua segunda edição, foram 55 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.