Rio em Foco: investimentos no turismo podem trazer novas oportunidades para o estado

O nono episódio da Agenda de Futuro 2023 aborda a importância do turismo para o Rio de Janeiro. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (02/01), os presidentes do Sindicato de Bares e Restaurantes (SINDRIO), Fernando Blower, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio Abreu, e do Rio Convention & Visitors Bureau (RIO CVB), Carlos Werneck, destacaram quais impactos o setor ainda pode trazer para o estado e os desafios que devem ser superados para seu pleno desenvolvimento.

Fernando Blower, presidente do SINDRIO, ressaltou que os bares e restaurantes são grandes atrativos e diferenciais turísticos não só para a capital, mas também para cidades do interior do estado.

“A gastronomia pode ser mais um motivo para o turista vir ao nosso estado: para conhecer bares e restaurantes tradicionais, chefs famosos… A gente tem o café no interior do estado, toda uma parte de laticínios também. Tem muita coisa legal no Rio de Janeiro para ser explorada”, aponta.

Para atrair esses visitantes, é preciso melhorar suas experiências de viagem. Isso envolve investir tanto em infraestrutura de aeroportos e rodoviárias quanto em questões de segurança pública. “Tudo isso contribui positiva ou negativamente para um melhor resultado. Mas o nosso potencial é gigantesco, basta melhorar a operação e comunicação”, afirma Blower.

O potencial das cidades do interior também foi reforçado por Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. Para ele, o setor deve ser reaquecido a partir de 2023, depois de uma desaceleração por conta do distanciamento social. Por isso, é importante que os principais destinos turísticos do estado se reinventem para recepcionar um volume maior de visitantes.

Outro ponto levantado foi a importância da volta dos eventos como congressos, feiras e competições esportivas. De acordo com Carlos Werneck, presidente da RIO CVB, receber essas convenções é fundamental para demonstrar a capacidade turística do estado. Mas para que elas possam ser realizadas é preciso investir em outros dois setores: mobilidade e segurança.

“O Rio de Janeiro tem uma questão de segurança, até por conta do seu tamanho, mas isso é algo que a gente precisa vencer. Agora, para o turismo funcionar, a mobilidade é fundamental. E o Rio sofre muito com isso porque a gente tem uma malha aérea muito menor do que a gente merecia  e deveria ter”, explica Werneck.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (07/01), às 20h, e domingo, (08/01), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (03/01), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro

Em sua segunda edição, a Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, foram 57 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.