Rio em Foco: “reindustrialização do estado passa por sustentabilidade fiscal, segurança jurídica e diálogo”, afirmam especialistas

O processo de reindustrialização do estado do Rio de Janeiro foi o tema do oitavo episódio da Agenda de Futuro 2023. Nesta edição do Rio em Foco, que vai ao ar na segunda-feira (26/12), os entrevistados são o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado (FIRJAN), Luiz Césio Caetano, o presidente da Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Rio Indústria), Sérgio Duarte, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Rio de Janeiro (OAB - RJ), Luciano Bandeira, e o presidente da Câmara de Comércio Americano do Rio de Janeiro (AMCHAM Brasil - Regional RJ/ES), Julian Fonseca Chediak.

De acordo com Luiz Césio, a retomada do crescimento industrial depende da garantia da sustentabilidade fiscal do Rio de Janeiro. A partir dela, a sociedade pode ter assegurado seus serviços essenciais como saúde, segurança, e educação, e os empresários também têm acesso a um ambiente mais favorável para desenvolverem seus negócios.

O presidente da Rio Indústria, destacou também a importância de estabelecer um diálogo entre os representantes do setor industrial, o parlamento e a sociedade civil.

“Precisamos sentar, dialogar, e achar a melhor forma de harmonizar os interesses do setor privado, público e da sociedade. Dessa forma, o Rio não perde indústrias e nem oportunidades, e o setor também pode trabalhar em prol do estado”, explica Sérgio Duarte.

Ainda na esteira da atração de mais investimentos para o estado do Rio, a segurança e a infraestrutura foram exploradas pelo presidente da AMCHAM.

“Ter um melhor ambiente de negócios é muito importante para que essas empresas fiquem aqui no Rio. E em termos práticos, esse ambiente se dá por meio de inúmeras situações, desde a boa segurança e boa moradia”, completa Julian Chediak.

A previsibilidade jurídica também é um elemento essencial para retomar o desenvolvimento econômico do estado. De acordo com o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Luciano Bandeira, “havendo segurança jurídica, a gente consegue construir investimentos diretos, seja de empresas privadas que têm interesse em desenvolver alguma atividade econômica do Rio de Janeiro, ou do próprio estado e parceiros que desejam investir no desenvolvimento”,  conclui.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (31/12), às 20h, e domingo, (01/01), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (27/12), clicando aqui.

 Sobre a Agenda de Futuro

Em sua segunda edição, a Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura.

Neste ano de 2023, foram 57 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.