Rio em Foco: potenciais do estado do Rio para se tornar um Hub de inovação e tecnologia são apresentados na série Agenda de Futuro 2023

O sexto capítulo do projeto Agenda de Futuro aborda os potenciais do estado do Rio para se tornar um hub de ciência, tecnologia e inovação e que foram apresentados ao longo do programa Rio em Foco desta segunda-feira (12/12). Os entrevistados dessa edição foram o presidente da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), Jorge Ávila, o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI-Rio), Benito Paret, e a presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ), Maria Luiza Reis.

“O estado do Rio conta com instituições de grande alcance como, por exemplo, a Fiocruz, que tem capacidade suficiente para se firmar como um polo nacional de fomento à tecnologia. Eu vejo uma grande possibilidade de exportação de serviços nas áreas de educação, ciências e tecnologia e inovação não só para outros estados, mas também outros países. Com a implementação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 9.809 de 2022, de autoria dos deputados Gustavo Tutuca e Waldeck Carneiro) esse cenário fica ainda mais próximo. O Sistema fará a ponte entre instituições e empresas, atores fundamentais para o fomento da tecnologia”, afirma Jorge Ávila.

O presidente do TI-Rio também destacou a importância da criação do Sistema Estadual e descreveu qual deve ser o próximo passo: “agora é preciso desenvolver uma estratégia para que ele realmente funcione, criar um esquema de colaboração entre a universidade, o setor de pesquisa, as empresas e o governo”.

Ainda de acordo com Paret, outro ponto que deve estar no radar dos novos deputados eleitos durante os próximos quatro anos é o fortalecimento dos alicerces das novas tecnologias.

“Muito mais abrangente do que falar em sociedade digital, a transformação digital significa adaptar tanto as empresas e os funcionários às novas demandas e oportunidades que recursos como o 5G podem trazer”, explica.

Ao final do programa, Maria Luiza Reis reforça que “o Rio de Janeiro é a Boston do Brasil, temos grandes centros de pesquisa e inovação. E a proposta de tornar o Rio um Hub é o de unir todos esses atores (poder público, universidades, setor industrial e centros de pesquisa) com encontros periódicos para definir prioridades do setor, com o olhar voltado tanto para a sociedade quanto para a indústria.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (17/12), às 20h, e domingo, (18/12), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (13/12), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro

Em sua segunda edição, a Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, foram 57 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.