Rio em Foco: especialistas afirmam que maior acesso e qualidade do ensino dependem de outros setores

O quinto capítulo da série Agenda de Futuro continua com foco na educação. Reitores e presidentes de instituições elencaram nesta edição do Rio em Foco, que vai ao ar segunda-feira (05/12), a segurança pública, a mobilidade urbana, o saneamento básico, além de investimentos em ciência, tecnologia e inovação e também o mercado de óleo e gás como importantes setores que estão diretamente ligados à ampliação do acesso e da qualidade do ensino para a população.

Os entrevistados dessa edição foram o presidente da Fecomércio-RJ (Confederação Nacional do Comércio), Antonio Florencio, o diretor-geral do CEFET-RJ, Mauricio Motta, o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, Mario Sergio Carneiro e a diretora-geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), Márcia Alonso.

“A educação é o ponto de partida para um desenvolvimento sustentável e a Alerj, em parceria com o setor produtivo, desenvolve uma importante função nessa agenda”, afirma Antonio Florencio.

Para ele, “o setor produtivo precisa manifestar suas necessidades e a Alerj tem o papel de discutir quais as prioridades para caminharmos juntos. Não estamos em campos opostos, mas do mesmo lado. É muito fácil dizer que quem tem que fazer é o governo, mas na verdade somos todos nós, cada um dentro da sua área de atuação, conscientes do seu papel, criando formas de valorizar, fomentar e implantar as boas iniciativas”.

O diretor-geral do CEFET-RJ, Mauricio Motta, destacou a importância dos avanços tecnológicos na educação e a necessidade de investimentos em saúde, segurança e saneamento básico.

“Temos um conjunto de necessidades que passa por educação, segurança pública, saúde da sua forma mais ampla, incluindo o saneamento básico. O CEFET é um dos maiores formadores na área de turismo e, tanto a capital quanto vários municípios do estado, têm uma economia baseada nesse setor. Mas como promovê-lo com a violência urbana ou com a falta de capacitação dos profissionais?”, indaga.

Outros pontos levantados por Maurício dizem respeito ao investimento em ciência e tecnologia.

“A lei que instituiu o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ajudamos a construir junto com o Fórum da Alerj, é um importante instrumento para criar um ambiente de inovação e alavancar o desenvolvimento do estado. Agora é pensar na definição dos arranjos produtivos em cada região. A pandemia evidenciou a necessidade de um polo de saúde porque dependemos de insumos de fora do país, temos oportunidades com o polo do mar e precisamos também de investimentos em cultura e lazer entendendo que isso também promove renda. É um grande leque a ser trabalhado”, aponta.

De acordo com o reitor da UERJ, Mario Sergio Carneiro, o turismo, a saúde e o mercado de óleo e gás são fundamentais para o desenvolvimento do estado.

“Temos de pensar para além da cidade do Rio de Janeiro e trabalhar as vocações como a área do petróleo e gás, para que ações como o processamento do petróleo aconteçam aqui no estado criando polos nessa área. Além disso, há outras vocações como turismo, a parte agrícola e a área de saúde. O Rio tem uma situação peculiar com um parque grande de universidades públicas, com grandes possibilidades de investimento em pesquisa que podem ajudar nesse desenvolvimento. Temos especialistas em diversas áreas que podem contribuir muito e a UERJ pode ajudar nesse desenho. Há a possibilidade de a UERJ expandir ainda mais pelo estado, como a criação de um campus que reúna a UENF e FAETEC. A questão do ensino técnico é primordial para o desenvolvimento da indústria, qualificando a população”, reforça.

A diretora-geral da FACHA também destacou o turismo como prioridade. “Esse é o setor que mais emprega com menor custo, além de ter uma cadeia que envolve fornecedores de todas as áreas. Lembrando que o que é bom para o cidadão é bom para o turista. Então a segurança é um ponto fundamental, assim como precisamos trabalhar a imagem do estado”, afirma.

A atração de visitantes estrangeiros é outro ponto de atenção nessa agenda. “O Rio de Janeiro é um destino muito escolhido para o turismo doméstico, mas ainda temos dificuldade em atrair visitantes internacionais. Temos o desafio de rever a burocracia e enfrentar a questão da liberação dos jogos de azar sem preconceitos. Vários países que investiram nisso atraíram mais turistas e permitiram que mais empregos fossem criados. Também precisamos rever a infraestrutura urbana e qualificar as pessoas que atuam no turismo. Precisamos reduzir as barreiras para ser mais competitivo nesse setor”, conclui.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (10/12), às 20h, e domingo, (11/12), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (06/12), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro

A Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, em sua segunda edição, foram 55 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.