Rio em Foco: 3º episódio da Agenda de Futuro aborda os desafios do acesso à educação superior

O estado do Rio de Janeiro possui uma grande oferta de cursos de nível superior em universidades públicas e privadas, porém, democratizar o acesso ainda é um desafio. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (21/11) especialistas elencam os principais entraves da educação superior no estado e o que pode ser feito para ampliar essas oportunidades.

Neste 3º episódio da Agenda de Futuro, a jornalista e apresentadora Geiza Rocha entrevista a reitora do Centro Universitário Serra dos Órgãos, Verônica Albuquerque, o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Roberto Rodrigues, e o diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Luiz Romero.

"O Programa Nacional de Educação tem uma meta de ter 33% dos jovens, de 18 a 24 anos, matriculados no ensino superior até 2024. Atualmente, no Brasil essa taxa é de 18% e no Rio fica em torno de 20%. Ainda estamos muito distantes do que foi programado. Houve um momento de maior acesso com o FIES, mas o programa foi se desfazendo ao longo dos anos e agora não passa de 3%, enquanto em 2014 correspondiam a 23% das matrículas. Hoje, o que mais financia são as próprias instituições, em torno de 4%, mas que ainda não atende à demanda existente”, observa Verônica.

O diretor da ESPM reforça que, para olharmos para o ensino superior é preciso olhar para algumas etapas anteriores.

“Um bom ensino superior depende de um ensino médio de qualidade, que depende do ensino fundamental. Nesse ponto, entra a governança do estado, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo”, frisa Luiz Romero.

Ainda de acordo com Romero, questões como a segurança, transporte e mobilidade também precisam ser levadas em consideração quando o assunto é a manutenção desses estudantes dentro das salas de aula.

“A educação não está descolada de outros setores, às vezes perdemos alunos porque eles não se sentem seguros de ir e voltar da escola. Outro fator é o da mobilidade, já que muitos alunos desistem por dificuldade de transporte. É um conjunto de fatores que precisam ser olhados juntos”, explica.

O reitor UFRRJ, Roberto Rodrigues, pontua que "a educação no estado do Rio de Janeiro precisa ser prioritária, principalmente a pública. Além de formar e ser uma obrigatoriedade constitucional, a educação traz uma distribuição de renda para todo o estado. Associado a isso é preciso ter uma pauta de desenvolvimento econômico, que é bem executada pelo Fórum da Alerj e entendemos que as universidades têm um papel fundamental nessa agenda”.

Roberto também lembra que o Rio de Janeiro é um dos locais com maior concentração de universidades públicas.

“São vários pesquisadores que podem trabalhar em conjunto com o legislativo e executivo para sugerir propostas estratégicas para desenvolvimento da região. É um prazer fazer parte desse grupo que pensa o Rio de Janeiro. No momento, estamos trabalhando junto ao legislativo para criar uma matriz de insumo-produto que vai gerar grandes possibilidades de ações estratégicas para o estado. É a universidade assumindo o seu papel, aberta a contribuir com o crescimento do Rio de Janeiro”, finaliza.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (26/11), às 20h, e domingo, (27/11), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (22/11), clicando aqui

Sobre a Agenda de Futuro

A Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, em sua segunda edição, foram 55 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.