Rio em Foco: novembro marca o início da Agenda de Futuro 2023 e o turismo é o primeiro pilar apresentado no projeto

Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 70 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, em sua segunda edição, foram 55 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado do Rio em entrevista para o Rio em Foco. Nessa segunda-feira (07/11) o primeiro episódio inédito traz o turismo como um setor estratégico para o Rio.

Os presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado (ABIH-RJ) Paulo Michel, da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV-RJ), Luiz Strauss, da Associação Brasileira de empresas de Eventos (ABECOC Regional-RJ), Adriana Homem de Carvalho e também do presidente do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol, Marco Navega, destacaram a segurança, o desenvolvimento do turismo regional e a divulgação dos destinos dos municípios do interior, por meio de estratégias de comunicação eficientes, como pontos relevantes para alavancar o segmento em todo o estado.

“A pandemia fez com que as pessoas optassem pelo turismo de proximidade e a retomada do setor também está nos destinos domésticos. O Rio de Janeiro é muito privilegiado nesse aspecto porque estamos perto dos maiores destinos emissores que são o Sul, São Paulo e Minas Gerais. Precisamos investir na interiorização do turismo e estamos vendo um fenômeno de reorganização nesses locais com as regiões trabalhando em conjunto como destinos turísticos, como é o caso do Vale do Café. Agora é necessário promover esses locais e investir em propaganda no Brasil e no exterior”, frisa o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel.

Para ter êxito, Paulo salienta a necessidade de investir em segurança pública.

“Estamos cobrando que sejam colocadas em prática ações referentes à segurança. Precisa ser bom para os moradores e transmitir segurança para que o turista queira visitar com tranquilidade”, reforça.

A conectividade também foi apontada como uma importante ferramenta para que o interior fluminense atraia mais turistas.

“A pandemia foi um divisor de águas, já que antes o turismo era muito voltado para a capital. Porém, ainda enfrentamos problemas clássicos de conectividade. Precisamos investir nas vias de acesso ao interior nas estradas federais, estaduais e nas vacinas, assim como na parte da conectividade que diz respeito à internet”, lembra Marco Navega, presidente da Condetur da Costa do Sol.

Navega também destacou a importância da criação dos Conselhos Regionais e os regramentos nacional, estadual e municipais para ter acesso aos recursos disponibilizados para o setor de turismo.

“Se não tiver um conselho formalizado, as empresas que atuam no setor e os municípios ficam fora das políticas financeiras do turismo nacional e recursos para eventos que promovem o turismo. O estado do Rio aprovou o Plano Estratégico e vamos torcer para que os municípios também acompanhem e tenham leis próprias", observa.

Para o presidente da ABAV-RJ, Luiz Antônio Strauss, as políticas públicas precisam ser de Estado e não de governo para garantir a continuidade.

“O turismo gera negócios, tributos e se entrelaça com várias atividades da economia.  Precisamos de um projeto governamental de médio e longo prazo. Sofremos com a descontinuidade das ações. O Rio de Janeiro aprovou recentemente o Plano Estratégico do Turismo e o setor precisa ser visto como atividade prioritária”, afirma.

A presidente ABEOC Regional RJ, Adriana Homem de Carvalho, lembrou o potencial de captação de eventos técnico-científicos que o estado tem.

“O Rio de Janeiro é objeto de desejo dos turistas que querem conhecer ou voltar ao estado. Porém, na hora de organizar um evento, é levado em conta as facilidades oferecidas por outros locais no país. Temos que rever algumas legislações que estão ultrapassadas e usar o potencial de atração de eventos científicos que temos instalado aqui. Nenhum outro estado tem a quantidade de centros de pesquisas e universidades que encontramos no Rio. É um setor que tem tudo a ver com a gente e estamos trabalhando para que possamos voltar a ser o principal estado realizador de eventos”, explica.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (12/11), às 20h, e domingo, (13/11), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (08/11), clicando aqui.