Rio em Foco: após 90 anos do Manifesto da Educação, especialistas afirmam que os desafios ainda são os mesmos

Os 90 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação é tema do Rio em Foco desta próxima segunda-feira, 31/10. O presidente da Associação Brasileira de Educação, ABE, professor Paulo Alcântara Gomes, entrevistado do programa, fala sobre os desafios no campo educacional no Brasil e de que forma esse documento pode servir como uma robusta ferramenta de transformação e mudança no Brasil.

26 educadores participaram do Manifesto, entre eles Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto, Cecília Meireles, Roquette Pinto. O cenário na época em que foi elaborado o documento era 1932, período pós crise de 1929 e revolução de 1930.

Algumas das principais diretrizes e bandeiras levantadas pelo Manifesto são a valorização do professor, educação gratuita pública, escola única e a educação como direito de todos e dever do estado.

“Antes do Manifesto tínhamos uma série de Leis, mas que nunca haviam sido consolidadas no sistema educacional brasileiro. Os 26 representantes da Escola Nova se reuniram para criar esse Manifesto ao governo e à nação brasileira sugerindo as reformas e os pontos essenciais para a estruturação da educação no Brasil,” afirmou o professor Rivo Gianini, vice-presidente da Aliança Francesa de Niterói, também um dos entrevistados do programa.

Paulo Alcântara afirma que, apesar do documento ser antigo, ele ainda é bastante atual, isso porque as pautas levantadas há 90 anos continuam sendo um desafio em 2022.

“Um ponto fundamental hoje é como compatibilizar os percursos que foram propostos pelo novo ensino médio com as demandas do setor produtivo. Nós temos agora uma demanda de percurso do ensino técnico profissional e que, teoricamente, deve atender aquilo que o setor produtivo necessita – comércio, indústria, tecnologia e agricultura. É preciso que isso seja bem estruturado para que nós estejamos de fato formando pessoas para o mercado de trabalho”, sinaliza.

Em paralelo ao ensino técnico, a Base Nacional Comum Curricular também precisa ser trabalhada nas escolas. Atualmente, mais de 99% dos municípios no Brasil já implementaram a BNCC. E, por último e não menos importante, a Reforma do Ensino Médio.

Sobre os planos da ABE, Paulo destaca o Capítulos da Educação e o Museu Virtual da Educação, além de uma série de eventos que ocorrerão em 2023, quando a ABE completa 100 anos.

“Nós vamos iniciar o ano de 2023 com uma série de eventos que, além de representar o início da comemoração dos 100 anos da ABE, também estão associadas ao momento que estamos vivendo de transformação educacional. O que se projeta para os próximos dois anos é a abertura de um debate intenso em relação a diferentes temas como a formação docente, a Base Nacional Comum Curricular e também preparar a ABE para o debate da educação em todo o país utilizando as novas tecnologias”, aponta.

90 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi rememorado no Plenário da Alerj

Em comemoração aos 90 anos do Manifesto da chamada Educação Nova, o Fórum estratégico de Desenvolvimento do Estado do Rio, promoveu um seminário que aconteceu no Plenário da Alerj, em outubro de 2022, para relembrar a importância do Manifesto. Ao longo do encontro, profissionais da área resgataram as principais diretrizes que o documento traz e dar luz ao que precisa ser mudado.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (05/11), às 20h, e domingo, (06/11), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (01/11), clicando aqui.