Rio em Foco traz detalhes da Semana Lixo Zero 2022, mobilização para a redução dos resíduos sólidos

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização social e um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo, redução e o descarte correto dos resíduos. Este ano ela acontece de 21 a 30 de outubro em mais de 250 cidades brasileiras, incluindo o Rio de Janeiro. Para entender mais sobre o conceito "lixo zero" e conhecer as ações e propostas dessa iniciativa, o Rio em Foco desta segunda-feira (24/10) entrevista o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, e o consultor e embaixador do Instituto Lixo Zero do Rio de Janeiro, Rodrigo Oliveira.

“O Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para incentivar as pessoas a mudarem o comportamento de forma a imitar a natureza. O que é descartado por um, é utilizado por outro, deixando de poluir a terra, a água e o ar e preservando a vida no planeta. Nada mais é do que diminuir o desperdício, é você ser responsável pelo lixo que gera, fazendo a gestão eficiente, com encaminhamento social e ambiental correto. No Brasil as coisas tomaram um outro rumo porque aqui essas questões têm um fator social muito grande”, explica Sabatini.

A Semana Lixo Zero, idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, tem como objetivo disseminar o conceito e as boas práticas para o maior número de pessoas, por meio de eventos e campanhas que vão desde reuniões, seminários, fóruns, congressos até caminhadas e mutirões de limpeza. De acordo com Sabatini, é uma oportunidade de pensar soluções ambientais e identificar as demandas sociais para um futuro sustentável.

“A Semana Lixo Zero faz todo mundo refletir que nada começa se não for pela própria pessoa, ninguém faz pela gente, a responsabilidade primeira está dentro da nossa casa. O Instituto não organiza os eventos. A gente mobiliza a sociedade para que ela organize essas iniciativas. Somos os maestros, junto com nosso time de embaixadores, mas não é o Instituto Lixo Zero que faz acontecer”, detalha.

Escolas Lixo Zero

Para difundir o conceito Lixo Zero em todas as esferas da sociedade e formar multiplicadores, o Instituto Lixo Zero também atua oferecendo cursos para gestores públicos, em busca de cidades mais sustentáveis e cursos corporativos. Outra frente é a certificação Lixo Zero, validada pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). Com pré-requisitos estabelecidos que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento, ela tem como objetivo atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero.

Numa parceria inédita com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto Lixo Zero Brasil implementou o projeto Lixo Zero em escolas da rede estadual que estão sendo transformadas em E-Tecs (Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades).

Em agosto deste ano, o Estado do Rio de Janeiro ganhou a primeira escola certificada com o selo Lixo Zero, concedido às instituições que reaproveitam mais de 90% de seus resíduos. O Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese, em Nova Friburgo, na Região Serrana, destinou 93% do lixo produzido diariamente na escola à compostagem ou reciclagem, deixando assim de enviá-los a aterros sanitários.

“Estamos presenciando uma transformação do comportamento das pessoas, conseguindo aplicar o conceito na escola na essência, conversando com os professores sobre a questão pedagógica, explicando para os alunos os impactos sociais e ambientais do lixo, mostrando que existe um caminho diferente, que eles têm a possibilidade de fazer diferente. Estamos trazendo consciência para a unidade escolar”, comemora Rodrigo Oliveira.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (29/10), às 17h, e domingo (30/10), às 20h. A partir de terça-feira (25/10) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.