Fórum realiza painel para abordar os desdobramentos do projeto da Rota 4B

Na próxima quinta-feira (13/10), a Câmara de Energia se reúne junto com a Câmara de Infraestrutura e Logística para conhecer os desdobramentos do projeto da Rota 4B. O encontro on-line acontece às 14h pela plataforma Zoom e contará com a participação do diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Victer, que é ex-secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo.

A Rota 4B é um gasoduto de mais de 300 quilômetros de extensão ligando a Bacia de Santos ao Porto de Itaguaí, com capacidade de transportar 15 milhões de m³ de gás, e colocará o Rio de Janeiro no centro da maior iniciativa desenvolvida a partir do Novo Mercado de Gás, programa do governo federal para estimular o setor.

O projeto prevê que o escoamento do gás produzido no Campo de Bacalhau, na Bacia de Santos, seja feito por Itaguaí e ainda inclui a instalação de uma Unidade de Tratamento de Gás no município de Seropédica, na Baixada Fluminense.

“O Rio de Janeiro tem condição de desenvolver um hub importante na área de energia, reunindo um conjunto de atividades importantes lastreadas pelo gás. Nós fizemos uma modelagem de projeto, com autorização do deputado André Ceciliano, discutindo com técnicos da assessoria fiscal da Alerj, em que percebemos as vantagens competitivas do Rio de Janeiro, em relação a rota 4a, em São Paulo”, revela Victer.

Gasoduto Rota 4B: um hub de desenvolvimento para a Baixada
Dia: