Rio em Foco aborda as iniciativas de responsabilidade ambiental e social do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade

“A gente sabe que um ambiente de negócios fluminense seguro e competitivo depende da pauta da sustentabilidade, não tem outro caminho”, explicou o diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), Vinícius Crespo, em entrevista ao Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (10/10).

As ações do Instituto visam soluções ambientais inovadoras para a sociedade e para o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade socioambiental.

“O Rio de Janeiro sempre esteve na vanguarda nas questões ambientais e na construção de políticas públicas sobre o tema. A Fecomércio entende essa importância de sermos os pioneiros com a criação do Instituto de sustentabilidade, mas não queremos ser os únicos, queremos que venham muitos outros”, afirmou Vinícius.

Lançado em 2021, um dos primeiros projetos piloto do IFeS foi o programa RePET, uma máquina de coleta automatizada para o descarte de garrafas pet e tampinhas plásticas. A iniciativa tem como base a logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.

“Percebemos que o consumidor fluminense tinha interesse em descartar corretamente o seu resíduo, mas havia uma carência de locais e, ao descartar, havia também uma desconfiança sobre a destinação e o encaminhamento à indústria da reciclagem. A partir daí, passamos a desenvolver um estudo de como entregar isso ao consumidor final, aproveitando a proximidade do comércio com ele”, salientou.

A primeira máquina foi instalada na sede da Fecomércio, no Flamengo, e chegou a arrecadar mais de 20 mil garrafas Pet, que são encaminhadas gratuitamente às cooperativas de catadores cadastradas no sistema, para serem comercializadas com a indústria da reciclagem de resíduos. As tampinhas plásticas são destinadas aos projetos “Rodando com Tampinhas” e “Rio Eco Pets”, que possibilitam a aquisição de cadeiras de rodas para pacientes da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR-RJ) e para ajudar animais de rua.

O projeto deu tão certo, que logo foram implementadas novas máquinas de reciclagem, como a que recebe garrafas de vidro, que são trituradas, virando areia.

“Com o ReVidro acabamos também contribuindo para evitar a falsificação de bebidas. Pesquisas apontam que uma a cada quatro garrafas de vodca servidas na noite é falsificada, assim como uma a cada cinco garrafas de uísque. O reaproveitamento dessas garrafas é, inclusive, proibido por lei”, destacou.

Recentemente, o IFeS lançou a campanha “Raspas e restos me interessam”, em que apresentou uma nova máquina que coleta seis tipos de resíduos, como garrafas pet, copos plásticos, alumínio, aço, vidro e embalagens Tetra Pak. O equipamento bonifica o consumidor mediante a entrega dos recicláveis. As máquinas já podem ser encontradas em shoppings, estações de metrô e pontos turísticos da cidade por meio de parceria com empresas.

“Não temos nenhum lucro com a disponibilização dessas máquinas. O custo mensal para o estabelecimento que desejar instalar uma delas é de 5 mil reais, podendo levar a marca da empresa. A parte operacional, de manutenção, supervisão, coleta, rastreabilidade, disponibilização do aplicativo, relatório é toda nossa, assim como a internet. O cliente só precisa ter uma tomada para a instalação”, ressaltou Vinícius que já prepara novos lançamentos direcionadas para o setor de farmácias e o um contêiner “Deixe Aqui”, que será direcionado para as comunidades.

“O consumidor entregará o resíduo separado que será pesado e o valor será computado em uma conta, dando descontos nas contas de energia elétrica, Riocard, metrô e créditos de celular, por exemplo”, comentou.

“Nossos planos são ambiciosos e queremos ter cinco mil máquinas espalhadas por todo o estado em cinco anos. Queremos preencher essa lacuna onde o governo não conseguiu atender da forma que gostaria, a indústria não foi à frente com a logística reversa e o comércio assumiu esse protagonismo de entregar ao consumidor, cada vez mais consciente, e ainda se beneficiando diretamente do processo com a troca por benefícios”, concluiu.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (15/10), às 17h, e domingo (16/10), às 20h. A partir de terça-feira (11/10) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.