Rio em Foco: Anuário do Petróleo 2022 lançado pela Firjan traz cenário positivo para o estado do Rio

A 7ª edição do Anuário do Petróleo no Rio, recém-lançado pela Firjan, apresenta um panorama otimista para o mercado de óleo e gás no estado. Responsável por cerca de 80% da produção nacional, o Rio de Janeiro também tem boas perspectivas quando o assunto é transição energética. No programa Rio em Foco desta segunda-feira (26/09) a jornalista Geiza Rocha entrevista o coordenador de Conteúdo Estratégico de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Fernando Montera, que aborda as perspectivas do setor e elenca os principais dados da publicação.

“Quando a gente fala de petróleo e gás no Brasil, estamos falando sumariamente de Rio de Janeiro. Se fosse um país, o estado seria o 10º maior produtor do mundo. Além de ser o maior produtor, atualmente, apresenta um grande potencial de expansão. São nas águas fluminenses que estão localizadas as principais oportunidades da diversificação energética, como a eólica offshore”, afirma Fernando.

De acordo com essa edição de 2022, enquanto outros estados produtores tiveram queda estimada de 15% no total, o Rio de Janeiro aumentou sua produção em 130 mil barris/dia, no primeiro semestre de 2022. E, entre as novidades da publicação, que reúne informações qualificadas para pautar as empresas do setor em suas decisões de investimentos, bem como elaborarem seus planos de negócios no estado e no país, está o Caderno Especial sobre Transição Energética.

“Não tem como falar de petróleo e gás sem falar de energia renovável. Existe uma grande correlação entre eles, o que pode ser observado nas petroleiras que têm mudado seus posicionamentos para se inserirem nesse mercado, focadas no processo de descarbonização”, ressalta.

Montera também destaca a condição privilegiada do país no processo de transição energética e o aproveitamento dos recursos petrolíferos que exigirá ações de sustentabilidade das empresas de óleo e gás como também o direcionamento de políticas públicas.

“Entre os principais desafios que temos está a regulação como um todo. Precisamos desenhar um arcabouço legal que vai estimular de fato esses investimentos. Já somos um país “transitado energeticamente”, não precisamos absorver todo o custo da transição e podemos ser portadores de soluções para o mundo, sendo referência mundial”, observa.

A capacitação para trabalhar nesse novo mercado que vem surgindo também foi lembrada por Montera.

“O Sesi já conta com um Centro de Excelência em Energias Renováveis na Tijuca, adaptado para entregar as necessidades da indústria nessa transição, qualificando profissionais para esse novo momento. Temos uma oportunidade quase única de desenvolvimento de mercado englobando regulação, qualificação e desenvolvimento tecnológico sejam offshore, hidrogênio verde e azul, além da tecnologia de biocombustível”, frisa.

A sétima edição do anuário pode ser acessada aqui

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (01/10), às 17h, e domingo (02/10), às 20h. A partir de terça-feira (27/09) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.