Rio em Foco apresenta o Conselho Firjan de Mulheres, recente iniciativa que busca reduzir as desigualdades de gênero

Atualmente, alguns estudos apontam que apenas 38% dos cargos de liderança no país são ocupados por mulheres, e a estimativa é que ainda demore mais de 40 anos para que elas dividam igualmente os postos de direção nas empresas. Diante desse cenário e com o objetivo de reduzir as desigualdades de gênero nas indústrias, foi criado recentemente o Conselho Firjan de Mulheres, tema do Rio em Foco desta segunda-feira (19/09) que recebe a presidente do Conselho, Carla Pinheiro.

“A gente vê uma participação discreta das mulheres, principalmente no meio industrial, tanto em cargos de direção quanto no chão da fábrica. Isso até vem mudando, mas precisamos acelerar essa agenda que ainda carrega uma questão cultural na preferência pela contratação de homens brancos e heterossexuais”, afirma.

Entre os pilares do Conselho estão o fomento ao empreendedorismo feminino, com capacitação e acesso ao crédito, além da promoção da equidade de gênero nas posições de liderança nas esferas públicas e privadas.

“Estamos focando em treinamento e capacitação e aqui na cidade do Rio de Janeiro temos uma parceria com a Secretaria da Mulher no projeto “Elas na Indústria”. A gente vem capacitando mulheres em redutos que são basicamente masculinos em atividades com o soldador, eletricista automotivo, por exemplo. Queremos mostrar que a mulher pode estar onde ela quiser. Quando você tem um ambiente diverso no trabalho você consegue não apenas debater uma pauta social, mas também como isso se reverte em eficiência e competitividade”, conta.

Carla também lembrou que a igualdade de gênero faz parte da Agenda 2030 da ONU, um esforço global em busca de uma sociedade mais justa e sustentável, contemplada pelo Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de número 5.

“Essa temática tem de sair do discurso e ir para prática porque 2030 é logo ali. Para isso precisamos trabalhar em rede, nos conectando em iniciativas já existentes e entendendo o que podemos oferecer com esse projeto para somar forças. Vamos aproveitar as portas abertas pela Firjan, assim como o corpo técnico da Federação para desenvolver práticas e contribuir para a elaboração de políticas públicas viáveis para que 2030 possa acontecer”, explica Carla Pinheiro que também cita a elaboração de cartilhas e a comunicação difundida como importantes ferramentas para alcançar a ponta e ajudar a divulgar essa pauta, contribuindo não só para o debate e a geração de informação, mas também para a mudança efetiva da realidade.

“As empresas são agentes de transformação e elas precisam capacitar as mulheres e valorizá-las desde a sua base. Porém, o grande problema está na presença feminina dentro dos conselhos, onde a participação delas chega a no máximo a 14%. Precisamos estimular essa equidade de gênero nesses espaços para mudar esse quadro”, aponta.

Em relação a participação da mulher no poder público, Carla destaca que "tem muita mulher com vocação para atuar na política, mas não sabe nem por onde começar. Nesse caso, a Firjan vem trabalhando para capacitar essas mulheres que querem participar da vida pública porque precisamos dessa renovação. Tem muita coisa ainda para ser feita na esfera pública que pode ajudar nessa agenda como a criação de incentivos fiscais e tributários para empresas que capacitarem e empregarem mulheres vítimas de violência doméstica, por exemplo”.

Conheça a composição do Conselho Firjan de Mulheres

Carla Pinheiro (presidente do Conselho) - diretora da Firjan, presidente do Sindijoias e da Ajorio Marcia Carestiato (vice-presidente Conselho) - Presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense e do Sindigraf Ana Tereza Basilio - vice-presidente da OAB-RJ Christiane Rodrigues Lacerda – Sindratar Clotilde Perez - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP) Erica Cristina De Fátima T. Machado de Melo - Simme Geiza Rocha - Secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro - Silvia Lantimant- diretora da Firjan CIRJ Monalisa Crespo - SindVest Campos Cristina Pinho - IBGC-CCA, chair do Instituto Luisa Pinho Sartori Michelle Barron - ONU Migrações (OIM) Suzana Raposo da Silva - SINDMMEP Elissandra Candido Alves Silva - Sinduscon Sul

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (24/09), às 17h, e domingo (25/09), às 20h. A partir de terça-feira (20/09) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.