Rio em Foco: RJ ganhará um Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental

A construção do Observatório dos Negócios de Impactos do Rio de Janeiro, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e liderado pelo ITES/Cefet é destaque do Rio em Foco desta segunda-feira (05/09). O projeto irá mapear os atores que estruturam esse modelo de negócios no estado, contribuindo para a consolidação do ecossistema do setor com a criação de uma plataforma digital. Para falar sobre o Observatório dos Negócios de Impacto Social Ambiental, a apresentadora Geiza Rocha entrevistou a coordenadora do observatório e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Inessa Salomão, e a professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)e cofundadora do Observatório Social de Florianópolis, Graziela Dias.

“A gente queria entender o que estava acontecendo no Rio de Janeiro dentro do ecossistema de negócios de impacto social e ambiental e saber quais são esses empreendimentos e empreendedores, além das instituições que atuam no apoio a esse modelo de negócios. A ideia se baseia na experiência de Santa Catarina”, explica Inessa.

O Observatório de Inovação Social de Florianópolis é também uma plataforma digital criada em 2016 por meio de uma parceria que reuniu dois grupos de pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

De acordo com Graziela, hoje o Observatório Social de Florianópolis conta com cerca de 400 iniciativas de inovação social, que incluem não só negócios de impacto social e ambiental, e cerca de 400 organizações apoiadoras, assim como os principais problemas públicos.

“A partir do acompanhamento que realizamos, percebemos que muitas dessas organizações acabavam sendo desativadas ao longo do tempo, uma informação importante para a gente entender o motivo de muitos desses negócios não vingarem. Percebemos que o que faltava era apoio e políticas públicas de incentivo a esse ecossistema”, conta.

Segundo ela, hoje o momento do Observatório é de expansão para todo o estado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

A construção do Observatório dos Negócios de Impactos do Rio de Janeiro faz parte das iniciativas do Movimento Rio de Impacto, que reúne organizações dinamizadoras do estado e que facilitam e fomentam políticas de apoio aos empreendimentos de impacto social e ambiental.

“Para o Movimento Rio de Impacto, o Observatório é muito importante porque se a gente não conhece quais são os negócios existentes, não temos como saber quais são as necessidades e não é possível criar programas, projetos, assim como políticas públicas de apoio. Quando temos noção da quantidade e maturidade desses empreendimentos, podemos desenvolver melhor os programas de suporte ao segmento. O Rio de Impacto tem também um importante papel de mobilizar os parceiros na busca por esses negócios porque é muito difícil que o empreendedor saiba sozinho sobre o levantamento que está sendo realizado já que ele está ocupado com as demandas do seu negócio”, enfatiza a coordenadora do Movimento Rio de Impacto em parceria com o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Carla Panisset, do Sebrae Rio.

Rio de Impacto

O movimento Rio de Impacto é formado pela Alerj e mais 15 instituições dinamizadoras que atuam na formação de empreendedores e no fomento do setor de negócios de impacto. Criado desde 2016, o Rio de Impacto tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas e de apoiar atividades voltadas para negócios de impacto social e ambiental no estado do Rio.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (10/09), às 17h, e domingo (11/09), às 20h. A partir de terça-feira (06/09) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.