Painel do Fórum da Alerj apresentará método de de manipulação segura de ovos em pequenas produções

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado fará um painel no dia 14/09 sobre o método “ovo-limpo” desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para elevar a qualidade da produção de ovos em pequenas granjas. O evento foi articulado durante a reunião do Grupo de Trabalho que estuda a regulamentação do Selo Arte realizada nesta quinta-feira (18/08). 

O projeto “ovo-limpo” foi conduzido a partir de protocolos de biossegurança estabelecidos de acordo com recomendações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e testados por produtores em unidades de observação da Embrapa. Os resultados foram analisados em laboratórios da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Embrapa. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso dos pequenos produtores ao mercado formal de ovos.

“As pequenas granjas, que produzem até 3.600 ovos por dia, são o público deste projeto que envolveu mais de 30 profissionais na sua elaboração. O Projeto-piloto já está sendo desenvolvido na Bahia, Minas Gerais e aqui no Rio de Janeiro com o objetivo de reduzir os riscos sanitários da produção do ovo ao menor nível possível”, afirma o representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Magioli.