Rio em Foco: mercado de franquias no estado do Rio tem crescimento maior do que a média nacional

O estado do Rio de Janeiro conta com mais de 17 mil empresas franqueadas e um mercado em alta expansão. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que no Brasil o setor cresceu 8,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, enquanto no Rio essa taxa de crescimento foi de 28,3%. No Rio em Foco desta segunda-feira (15/08), o diretor de Relações Institucionais da ABF Rio, Rogério Gama, e o coordenador de mercado do Sebrae-RJ, Glauco Nunes falam sobre as possibilidades de negócios no ramo de franchising no estado.

A franquia é um modelo de negócios em que um empreendedor (o franqueado) tem uma licença para usar uma marca, tecnologia ou metodologia para vender produtos ou serviços, promovendo a expansão da empresa.

“Temos um potencial de crescimento enorme no país. Enquanto no Brasil o número de franquias por franqueador gira em torno de 50, nos Estados Unidos esse número ultrapassa 300. Estamos felizes com a recuperação do setor após a pandemia e o Rio de Janeiro tem o segmento ainda mais pujante, apresentando números acima da média nacional e com um faturamento de pouco mais de 10% do franchising nacional”, detalha Rogério Gama.

De acordo com os especialistas, para quem deseja começar no empreendedorismo, a indústria de franchising é considerada uma das opções mais seguras de investimento por serem negócios já consolidados.

“A franquia traz uma segurança maior porque traz também toda expertise do franqueador. A empresa já passou pela situação de testar o seu modelo de negócios, obteve sucesso naquele ramo e quem deseja ser um franqueado tem uma gama de informações que traz mais segurança para o empreendedor”, afirma o coordenador de mercado do Sebrae Rio.

Um dos papéis do Sebrae é atuar em consultorias para transformar modelos de negócios replicáveis para operar em franchising. “Estimulamos as empresas a terem em seus planejamentos processos definidos e conceitos que sejam aplicáveis em outros mercados para expansão em escala”, conta Glauco Nunes.

Para Rogério, o ambiente de profissionalismo do franchising ajudou nessa virada mais rápida perante a crise mundial em relação a outros segmentos.

“O franchising é sinônimo de capacitação e transferência de conhecimento. O trabalho em rede traz a difusão do conhecimento e das boas práticas e isso só acontece com profissionais bem-preparados”, destaca.

Entre as tendências para o mercado, eles citam o crescimento das microfranquias em que é possível investir com pouco capital e também a identificação de uma maior interiorização na abertura de franquias.

“Percebemos um movimento maior em busca das microfranquias onde o empreendedor não precisa ter um investimento inicial muito alto. O segmento de serviços teve um crescimento expressivo, assim como o ambiente on-line, que possibilita que as pessoas trabalhem de casa e em horários flexíveis, aumentando o interesse e ganhando espaço no mercado brasileiro”, observa Glauco.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (20/08), às 17h, e domingo (21/08), às 20h. A partir de terça-feira (16/08) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.