Rio em Foco traz detalhes do maior evento do setor de petróleo e gás da América Latina, a Rio Oil & Gas

A Rio Oil & Gas está de volta e em formato híbrido. No Rio em Foco desta segunda-feira (22/08) a apresentadora Geiza Rocha entrevista a diretora corporativa e executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Fernanda Delgado, traz as novidades da Rio Oil & Gas 2022 que acontece de 26 a 29 de setembro, no Boulevard Olímpico. São aguardados mais de 40 mil participantes, 350 expositores em mais de 51 mil m² ao longo de seis armazéns. Palco de grandes discussões da indústria, a feira também tem como objetivo gerar conexões e novos negócios estimulando a economia do Rio de Janeiro.

“A grande novidade dessa edição é a nova localização do evento, pela primeira vez no Centro da cidade, numa área revitalizada, com facilidade de acesso ao transporte público. A volta ao presencial, sem deixar de lado as transmissões on-line consolidadas pela pandemia, está sendo muito aguardada, com uma grande procura por ingressos e as pessoas ávidas por esse reencontro”, frisa Fernanda.

Os quatro dias de evento vão girar em torno de sete eixos temáticos como Upstream, Midstream&Downstream, Gás Natural & Energia, Indústria do Futuro, ESG, Transição Energética e Transformação Digital, que serão debatidos pelos principais nomes da indústria de petróleo e gás.

“A Rio Oil & Gas convida a todos para vislumbrar um novo amanhã. Um futuro com novos caminhos que passam pela inovação e sustentabilidade. Vamos ter uma pauta extensa de ESG, que precisa ser discutida, além de muitos temas que envolvem a transição energética, a descarbonização e como as empresas estão se posicionando dentro desse quadro. Vamos debater o papel da indústria nessa transição que estamos passando. Ela é lenta e gradual, mas já está acontecendo”, ressalta Fernanda Delgado.

Além do Congresso, com mais de mais de 600 trabalhos técnicos confirmados, e da Exposição, a Rio Oil & Gas contará com mais quatro eventos paralelos (Competições Acadêmicas, Arena ESG, Fórum Onshore, Arena do Futuro e Arena Young Summit).

“Precisamos atrair os jovens para perto da indústria do petróleo e gás. Precisamos de sangue novo para ajudar a pensar novos modelos mentais e fazer inovação, que é a chave desse setor. Acredita-se que 50% das tecnologias que precisaremos para fazer essa transição ou não são conhecidas ou não são comercialmente viáveis. É a inovação que trará essas soluções”, afirma Delgado.

Ainda de acordo com a diretora corporativa do IBP, o setor vive um momento frutífero com preços otimistas no mercado internacional, com perspectivas de bons investimentos no país com a abertura de mercado.

“O preço mais alto traz expectativa de crescimento e investimentos, que se desdobram em geração de emprego e aumento na arrecadação, essenciais para o estado”, observa.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (27/08), às 17h, e domingo (28/08), às 20h. A partir de terça-feira (23/08) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.